Arteris aguarda renegociação para concluir obras da terceira faixa

Arteris aguarda renegociação para concluir obras da terceira faixa

Sem prazos, Arteris aguarda renegociação para concluir as obras da terceira faixa na Fernão Dias.

Com pedido de repactuação do contrato protocolado junto ao Ministério dos Transportes ainda no final de 2023, a Arteris aguarda análise das autoridades competentes para dar seguimento às obras da 3ª faixa na Rodovia Fernão Dias e concluí-las. O trabalho, iniciado em 2022, foi abandonado pela concessionária devido à rescisão contratual com a empreiteira responsável pelas obras, que contempla trechos em Bragança Paulista, Atibaia e Mairiporã.

Segundo a concessionária, as atuais intervenções que estão ocorrendo nos trechos citados tratam-se da construção de uma alça de acesso em Atibaia e contenções em Bragança Paulista, como também parte das contenções em Mairiporã. A Arteris reforça que os locais estão devidamente sinalizados para a segurança do motorista.

O Em Pauta entrou em contato com a assessoria de comunicação da concessionária solicitando informações como a previsão de conclusão das obras, número de funcionários atuantes, trechos trabalhados em junho e a serem executados em julho, mas não obteve resposta objetiva da Arteris sobre estas questões específicas.

REUNIÃO NA CÂMARA FEDERAL

Em 21 de maio, a Câmara dos Deputados, mediante requerimento do deputado estadual Saulo Pedroso, promoveu uma audiência pública para tratar dos transtornos gerados pela paralisação. O encontro contou com a presença da secretária do Ministério dos Transportes Viviane Esse, do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Rafael Vitale, e do diretor da Arteris Ricardo Luis da Silva. No dia 31 de maio, a reunião foi replicada em Atibaia, com a presença de representantes das cidades impactadas pelas obras.

HISTÓRICO

A Concessionária Arteris Fernão Dias é encarregada por gerenciar e manter as condições de trafegabilidade da BR-381, uma das rodovias mais movimentadas do Brasil, que liga São Paulo (SP) a Belo Horizonte (MG). Por conta desse intenso fluxo de veículos, a empresa decidiu investir, ainda em 2022, em obras que garantissem mais segurança aos motoristas, com prazo de 28 meses para a conclusão das faixas adicionais.

As obras de construção de mais 47 km de terceiras faixas nos dois sentidos, entre os kms 22 e 66, contavam com a realização de serviços como detonação de rocha, estreitamento, pista e execução de pavimento. Em maio de 2023, segundo atualização da própria empresa, 340 trabalhadores atuavam em dois dos seis lotes da construção da terceira faixa, número que foi reduzido nos meses seguintes, juntamente com o ritmo da obra, até a consolidação do cenário de abandono atual.

Foto: Arquivo

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