Bragança Paulista promove Novena de Santa Paulina

Bragança Paulista promove Novena de Santa Paulina

Começou no último domingo (30) a novena de Santa Paulina, santa que residiu em Bragança Paulista por quase uma década, cuidando de doentes e asilados.

Santa Paulina é  protetora dos enfermos, das crianças e dos idosos. Ela é invocada, principalmente, por pacientes com câncer, mulheres grávidas e mães que procuram tratamento médico para crianças doentes.



A novena, promovida pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Catedral) vai até o dia 8 de junho, véspera do dia da santa. No dia 9,  Dia de Santa Paulina, haverá missa e procissão.

Programação da Novena de Santa Paulina
  • 3° dia: 2/07 (terça) 16h00 – Igreja Catedral
  • 4° dia: 3/07 (quarta) 16h – Igreja Catedral
  • 5° dia: 4/07 (quinta) 16h – Igreja Catedral
  • 6° dia: 5/07 (sexta) 15h – Igreja Catedral
  • 7° dia: 6/07 (sábado) 16h -Igreja Catedral
  • 8° dia: 7/07 (domingo) 17h – Igreja do Rosário
  • 9° Dia: 8/07 (segunda) 19h – Igreja Catedral

Na terça-feira (9) às 15h30 a procissão sai da Capela da Santa Casa às 15h30 em direção à Igreja Catedral onde haverá missa em louvor à santa a partir das 16h.

HISTÓRIA DE SANTA PAULINA

Apesar de ser considerada a primeira Santa do Brasil, Amábile Lúcia Visintainer, a Santa Paulina, nasceu no ano de 1865 em Vigolo Vattaro, na Itália. Ela, no entanto, veio para o Brasil com apenas 10 anos de idade e por anos morou no Estado de Santa Catarina, no sul do país. É por isto que é considerada brasileira.

Depois de morar anos em São Paulo,  Madre Paulina foi transferida para Bragança Paulista.

Na cidade, Paulina cuidava de doentes na Santa Casa de Bragança Paulista, onde morou e trabalhou  por cerca de 1 ano, entre 1909 a 1910. No local, há um quarto, com objetos dela. Ela também desenvolveu trabalhos sociais no Lar São Vicente de Paulo, o asilo do Jardim Público, entre 1910 e 1918.

Uma das frases de destaque de Santa Paulina é: “Nunca, jamais, desanimeis, embora venham ventos contrario”.

Madre Paulina foi beatificada pelo Papa João Paulo II  em 18 de outubro de 1991 ,quando ele esteve em Florianópolis. Foi, por fim, canonizada em 19 de maio de 2002 pelo mesmo Papa, recebendo oficialmente o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *