Espetáculo ‘Cárcere’ acontece dia 19 em Itatiba

Espetáculo ‘Cárcere’ acontece dia 19 em Itatiba
Foto: Divulgação/Tiggaz

O espetáculo ‘CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos’, premiada montagem da Companhia de Teatro Heliópolis acontece em Itatiba nesta quarta-feira (19).  Com encenação de Miguel Rocha e texto de Dione Carlos, a apresentação é gratuita e conta com intérprete de Libras.

A encenação acontecerá a partir das 19h no Teatro Ralino Zambotto. Os ingressos são gratuitos e a distribuição acontece antecipadamente  : na Biblioteca Chico Leme, que fica na Rua Campos Salles, 380 e no Museu Padre Lima, que fica na Praça da Bandeira, 122. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4524-9600.




Em 2022, a peça ‘CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos’ ganhou o Prêmio APCA (Dramaturgia; indicado também em Direção), Prêmio SHELL de Teatro (Dramaturgia e Música; indicado ainda em Direção), VI Prêmio Leda Maria Martins (Ancestralidade) e foi relacionado entre os Melhores Espetáculos do Ano pela Folha de São Paulo.

A montagem conta sobre a presença feminina no contexto dos presidios. O enredo parte da história das irmãs Maria dos Prazeres e Maria das Dores, cujas vidas são marcadas pelo encarceramento dos homens da família: primeiro, o pai; depois, o companheiro de uma; agora, o filho da outra.

Dentro do presídio, o jovem Gabriel – que sonha em ser desenhista – aprende estratégias de sobrevivência para lidar com as disputas internas de poder e a falta de perspectivas inerente ao sistema carcerário. Fora dali, em suas comunidades, as mulheres – mães, filhas, afilhadas – buscam alternativas para tentar romper os ciclos de opressão que as aprisionam em existências sem futuro.

A história das irmãs expõe o quanto é difícil se desvincular da complexa estrutura do encarceramento. Enquanto a mãe enfrenta o sistema jurídico na tentativa de libertar o filho preso injustamente, lutando pela subsistência da família e do filho, sua irmã é refém do ex-companheiro a quem deve garantir suporte no presídio, sem direito a uma nova vida conjugal. Presas a um histórico circular, elas lutam para quebrar o ciclo em um percurso espinhoso.

O espetáculo conta com música ao vivo (violino, viola, cello e percussão), que potencializa a apresentação.

A apresentação foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo SP – Edital Nº 20/2023  e a encenação acontecerá em mais 17 cidades. Além do espetáculo, os integrantes da Companhia também ministram uma Oficina de Teatro gratuita para os interessados (maiores de 16 anos), no mesmo dia, das 14h às 16h, na Biblioteca Chico Leme. As inscrições devem ser feitas presencialmente, na Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba, à Av. Antônio Ferraz Costa, s/n.

 

Serviço

Espetáculo: CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos
Duração: 120 min. Classificação: 12 anos. Gênero: Experimental.
Sessão com intérprete de Libras.
Dia 19 de junho de 2024 – Quarta, às 19h
Local: Teatro Ralino Zambotto
Rua Romeu Augusto Rela, 1100 – Bairro do Engenho. Itatiba/SP

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *