1 ano de atraso: Estado e Prefeitura não conseguem entregar 28 casas

1 ano de atraso: Estado e Prefeitura não conseguem entregar 28 casas

Nos anos de 2019 e 2020, o deputado estadual Edmir Chedid, realizou uma série de publicações em suas mídias sociais para anunciar a construção de cerca de 20 moradias populares em Bragança Paulista, voltada à idosos.

Inicialmente o programa chamava-se Vila Dignidade e posteriormente recebeu o nome de Vida Longa. Embora tenha até mudado de nome e o prazo inicial para entrega das obras fosse agosto de 2021, praticamente 1 ano depois, a obra no bairro da Jardim Vista Alegre está paralisada.

[exactmetrics_popular_posts_inline]




De acordo com a Secretaria de Comunicação, a construção trata-se de uma “colaboração entre o município e o Governo do Estado de São Paulo”. Os atuais governantes responsáveis pela obra são, desta forma, o prefeito Amauri Sodré e o governador Rodrigo Garcia.

DEPUTADO COMEMOROU A CONQUISTA

Em ao menos três publicações, o deputado estadual Edmir Chedid, aliado político de Amauri Sodré e Rodrigo Garcia, se manifestou sobre o conjunto habitacional.

No dia 1º de outubro de 2019, em uma foto ao lado do hoje prefeito Amauri Sodré e do então governador João Doria, Edmir Chedid anunciou que o Estado havia confirmado a construção de imóveis para idosos, em Bragança Paulista.

Em 9 de setembro de 2020, postou uma foto do início da construção das casa. 10 dias depois, em 19 de setembro de 2020, afirmou que “Bragança Paulista é um dos poucos municípios do Estado de São Paulo a receber o Programa Vida Longa” e que “o trabalho da Prefeitura resultou na classificação do município à construção das unidades a idosos que vivem sozinhos”.

“As obras no Vista Alegre já foram iniciadas”, comemorou na ocasião Edmir Chedid.

PRAZO NÃO É CUMPRIDO

No local ainda há uma placa do Governo do Estado, afirmando que a data de início é da obra é 3 de agosto de 2020 e o seu prazo é de 12 meses, ou seja, deveria ser entregue até agosto de 2021.

Com o prazo já estourado, em janeiro de 2022, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) informou ao Em Pauta que a obra deveria ser entregue em abril de 2022. Na época, a construtora Elefe Engenharia Civil continuava responsável pela obra atrasada.

Nesta semana a reportagem do Em Pauta esteve mais uma vez no local e novamente não havia sinais de trabalhadores. Somente um vigia permanece cuidando das instalações já construídas.

As obras do ‘Programa Vida Longa’ – que visa proteger e proporcionar mais qualidade de vida à população da melhor idade, estão orçadas em R$ 2.503.218,34 e devem contemplar 28 idosos.

OBRA SERÁ ENTREGUE QUANDO?

Em maio de 2021, a Prefeitura de Bragança Paulista divulgou que a obra contava com um sistema de monitoramento, com câmeras on-line e drones, para acompanhamento em tempo real. Conforme informado à época, “o objetivo é evitar atrasos e manter os cronogramas”.

O Em Pauta solicitou à CDHU um novo prazo e o motivo do atraso na obra. Se houve aditamento de valor e se a construtora Elefe Engenharia Civil permanece como responsável pela obra. Todavia, não obtivemos retorno até a publicação desta reportagem.

PARTE DOS IDOSOS ESTÃO SELECIONADOS

A Prefeitura de Bragança informou que já selecionou 17 idosos para o conjunto habitacional. Ao todo, serão 28 contemplados.

De acordo com a SEMADS (Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social), todos foram encaminhados pelos equipamentos da secretaria, como os CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Centro Dia para Idosos, sendo entrevistados individualmente.

Os idosos selecionados atendem aos critérios como: ter idade igual ou superior a 60 anos; ser independente para as atividades da vida cotidiana; estar em situação de vulnerabilidade e risco social; ter vínculos familiares fragilizados ou rompidos; ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico; ter renda mensal de até 2 (dois) salários mínimos; residir no município há pelo menos dois anos; prioridade para beneficiários do BPC e aqueles em extrema pobreza.

3 MIL MORADIAS?

Embora o município tenha um grande déficit habitacional e Jesus Chedid tenha prometido a construção de 3 mil moradias populares durante sua campanha em 2016, essas são as únicas casas populares em construção no município pela Prefeitura ou Estado.

Enquanto isto a Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista (ACOHAB) constrói 560 moradias de interesse social, no Jardim Águas, em Bragança Paulista, voltada aos seus associados. Em uma primeira etapa serão construídas 392 unidades. Na segunda serão construídas 198 unidades. Os condomínios receberam os nomes de Condomínio Residencial Renato Russo e Elis Regina.

A Secretaria Municipal de Habitação, por sua vez, sequer atualizou o cadastro do déficit habitacional de Bragança Paulista.

Coincidentemente após a ida da reportagem até a construção do Vida Longa, onde havia apenas um vigia cuidando da obra abandonada, aliás a Prefeitura de Bragança Paulista soltou uma nota informando que viabilizou 2,5 mil moradias de interesse popular colocando na conta casas construídas pela iniciativa privada e pela ACOHAB.

📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas e principais notícias




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *