10 leitos de UTI anunciados não entram em funcionamento

No dia 23 de dezembro de 2020, a Prefeitura de Bragança Paulista anunciou: “O Governo do Estado de São Paulo liberou R$ 1.440.000,00 para a contração de 10 leitos de UTI no Hospital Novo Bragantino”. Na ocasião, a secretária municipal de Saúde, Marina Oliveira afirmou: “Agradeço ao forte trabalho do deputado estadual Edmir Chedid junto ao Estado em que nos beneficiou com essa verba para auxiliar a demanda de leitos de UTI-Covid para a região”.

Todavia, 23 dias depois, nesta sexta-feira, 15, após ser questionada pelo Em Pauta, a Secretaria de Saúde confirmou que os 10 leitos prometidos não entraram em operação. De acordo com a pasta, “o Hospital não conseguiu contratar equipes médicas e disponibilizar os leitos”.

O tema foi abordado também pelo prefeito Jesus Chedid, em entrevista à TV Vanguarda. “Tivemos uma dificuldade agora, por uma falha de um hospital local, o Hospital Bragantino, que falhou com a Administração e com a cidade e não colocou em funcionamento, não teve condições, não arrumou equipe porque não está pagando em dia as contas para colocar em funcionamento 10 leitos de UTI”, afirmou.

A reportagem do Em Pauta tentou contato com o Hospital Bragantino, por meio do seu do diretor administrativo Leandro Colozzi e do diretor presidente Márcio Flores, durante toda quinta-feira, 14 e manhã de sexta, 15, para saber se o Hospital ainda pretende prestar o serviço de locação dos leitos e o motivo da demora. Até a publicação desta reportagem, o Hospital Bragantino não deu retorno.

PROMETEU 10, ENTREGOU 4

Em contrapartida aos 10 leitos de UTI que não entraram em funcionamento, a Prefeitura de Bragança Paulista conseguiu ampliar em quatro leitos a capacidade da UTI SUS da Santa Casa de Misericórdia.

No dia 13 de janeiro, ou seja, 21 dias após o primeiro anúncio, a Secretaria de Saúde informou que havia ampliado a capacidade de atendimento na Santa Casa de 6 para 10 leitos de UTI exclusivos para tratamento da COVID-19.

Desta vez, os leitos já estão efetivamente funcionando.

ATUAL CAPACIDADE

Com o fracasso do uso dos leitos de UTI no Hospital Bragantino e a ampliação em menor número na Santa Casa local, a Região Bragantina conta no momento com 25 leitos de UTI do SUS, exclusivos para tratamento da COVID-19. Vale ressaltar, que estes leitos são regionalizados, portanto, atendem 11 municípios da Região Bragantina.

10 estão em funcionamento na Santa Casa, 10 no HUSF e 5 na Santa Casa de Socorro.

PACIENTES INTERNADOS EM OUTRAS CIDADES

Além pacientes internados em Bragança Paulista e Socorro, existem outros 6 internados em outros municípios, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Pelo SUS, são 2. Um em Mairiporã (a pedido da família) e outro do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Por convênio ou atendimento particular, são 4. Um em Amparo, um em São Paulo, um em Jundiaí e outro em Campinas.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *