Publicações oficiais confirmam 12ª troca de secretário de Edmir Chedid

Publicações oficiais confirmam 12ª troca de secretário de Edmir Chedid

O policial militar aposentado, Coronel Américo Massaki Higuti, deixou a Secretaria de Segurança e Defesa Civil do governo Edmir Chedid, conforme o Em Pauta antecipou com exclusividade na última segunda-feira (16).

Agora, a Prefeitura tornou pública a exoneração a pedido, por meio de portaria no Imprensa Oficial do município, publicada em edição extraordinária na noite de quarta-feira (18). O documento passou a valer a partir da mesma data.

Portanto, essa é a 12ª mudança de cargo no primeiro escalão do Governo Edmir Chedid, desde que ele assumiu a Prefeitura de Bragança Paulista em 1° de janeiro de 2025. O município possui 21 secretarias municipais; mais da metade dos secretários já deixaram o governo.

Para substituir Américo Massaki Higuti, o prefeito nomeou o guarda civil municipal Alexsandro Olegário da Silva. Ele já havia ocupado a secretaria na gestão de Jesus Chedid, em 2018, quando assumiu a pasta no lugar de Dorival Francisco Bertin — hoje secretário de Mobilidade Urbana de Edmir Chedid — que, na época, enfrentava problemas na Justiça.

NOVO SECRETÁRIO

Embora seja servidor de carreira, Alexsandro Olegário vem ocupando cargos em comissão na gestão pública desde os governos de João Afonso Sólis (Jango), Fernão Dias da Silva Leme e Amauri Sodré. Segundo a Secretaria de Comunicação, ele ingressou na corporação em 2008 e possui formação técnica em Eletrônica e graduação em Comércio Eletrônico.

Ele também coordenou a Defesa Civil, atuou como Ouvidor Geral do Município e chefiou a Divisão de Segurança Municipal.

Olegário integra o partido Republicanos. Ele disputou vaga de vereador nas Eleições de 2024, quando obteve 298 votos, e nas Eleições de 2020, quando conquistou 340 votos.

AS MUDANÇAS NO GOVERNO EDMIR CHEDID
  • Felipe Carraro deixou a Secretaria de Mobilidade Urbana em maio de 2025.
  • Paulo Alberti Filho pediu exoneração da pasta da Juventude, Esportes e Lazer em maio de 2025.
  • Ricardo de Oliveira pediu exoneração da SECOM em maio de 2025 e, posteriormente, retornou como secretário Especial de Gabinete.
  • Paulo Miotta pediu exoneração da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico em junho de 2025.
  • José Aparecido Vidotti pediu exoneração da pasta de Finanças em julho de 2025.
  • Marilea Rezende Menezes pediu exoneração da Secretaria de Cultura e Turismo em julho de 2025.
  • Marcelo Floro da Silva deixou a Secretaria de Cultura e Turismo em outubro de 2025.
  • André Luis Elesbão Pedroso pediu exoneração da pasta de Governo e Desenvolvimento Econômico em dezembro de 2025.
  • A Justiça suspendeu Cléber Centini Cassali da Secretaria de Cultura e Turismo em janeiro de 2026.
  • Ricardo Yukio Asano pediu exoneração da pasta da Juventude, Esportes e Lazer em fevereiro de 2026.
  • José Galileu de Mattos deixou a secretaria de Assuntos Jurídicos e foi realocado na Secretaria Especial de Gabinete em março de 2026.
  • Américo Massaki Higuti pediu exoneração da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, para retornar ao Legislativo, em março de 2026.
AMÉRICO REASSUME CADEIRA NO LEGISLATIVO

Embora tenha tomado posse em janeiro de 2025, após ser eleito vereador com 1.187 votos, Coronel Américo nunca exerceu de fato o mandato. Nos primeiros dias de governo, ele assumiu a pasta de Segurança da Prefeitura e, com isso, o suplente de vereador Ismael Brasilino — derrotado nas urnas — passou a ocupar a cadeira.

Na quarta-feira (18), em ato realizado na Presidência da Câmara Municipal, o agora vereador Américo Massaki Higuti reassumiu sua cadeira na Câmara Municipal de Bragança Paulista.

Além disso, em entrevista ao Em Pauta, ele confirmou que disputará as Eleições de 2026 como pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Liberal (PL). Para isso, não precisará se afastar novamente do Legislativo. Outra pré-candidatura do PL em Bragança Paulista, deve ser a do delegado seccional Sandro Montanari.

📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter