19 animais silvestres são devolvidos à natureza em Bragança

19 animais silvestres são devolvidos à natureza em Bragança

A Associação Mata Ciliar e a Secretaria de Meio Ambiente de Bragança Paulista devolveram à natureza nos últimas dias 11 animais silvestres.

Foram realizadas a soltura de:

  • 2 seriemas (Cariamidae),
  • 1 gavião carrapateiro (Milvago Chimachima)
  • 16  gambás de orelha branca ou saruês (Didelphis Marsupicialis)

Todo os animais foram resgatados no município e encaminhados para a Associação Mata Ciliar que realizou os devidos cuidados e posteriormente a soltura.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Os saruês, por exemplo, foram resgatados no final de 2020, após ficarem órfãos. No decorrer dos últimos meses eles receberam todo tratamento necessário, inclusive sendo preparados para a vida na natureza.

Já uma das seriemas foi resgatada vítima de um atropelamento. Ela passou por uma cirurgia e teve um período de recuperação. Durante esse processo, a ave formou casal com outra seriema em tratamento. Diante da recuperação, para não separar as aves, ambas foram libertas juntas. A soltura foi realizada na natureza, em uma área propícia e adequada para a sobrevivência das espécies.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente ressalta que manter ou possuir animais silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização, configura crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605 de fevereiro de 1998.

Qualquer cidadão pode denunciar atividades ilícitas relacionadas à fauna silvestre. Para isto basta entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, pelo telefone (11) 4034-6780 ou pelo e-mail dibem@braganca.sp.gov.br.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para receber as principais notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular clique aqui: WhatsApp do  Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *