1º de maio: Ato Unificado acontece em Bragança Paulista

1º de maio: Ato Unificado acontece em Bragança Paulista

Nesta quinta-feira (1°) ocorrerá em Bragança Paulista um Ato Unificado em razão do 1° de maio — Dia do Trabalhador. Vale lembrar que a data entrou para a história após uma greve operária nos Estados Unidos durante a Revolução Industrial, que reivindicava uma jornada de 8 horas por dia e melhores condições de trabalho.

Aliás, uma das reivindicações do ato em Bragança é justamente a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem redução salarial, e o fim da escala 6×1.

Às 10h30 está programado o ato, as atividades e as atrações na Praça Narciso Pinheiro, localizada na Rua Oswaldo Russomano, n° 345, na Planejada I. Mas antes, às 10h, ocorrerá uma caminhada com início na Avenida Deputado Virgílio de Carvalho Pinto.

Além disso, a atração musical será por conta da ‘Roda de Samba do Camundongo’. De acordo com os organizadores, haverá brinquedos, pipoca e algodão doce gratuitos para as crianças.

ORGANIZAÇÃO

Assim, dentre os organizadores do evento, participam os partidos PSOL, PT, PCB e PCBR; as entidades sindicais locais, como o Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e região, APEOESP, Sindicato dos Metalúrgicos, SINTHORESCA, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Celulose, Papelão e Artefatos, Força Sindical, além de militantes independentes.

“Em meio ao avanço da precarização das relações de trabalho, da ofensiva patronal e da omissão dos poderes públicos, reafirmamos que o 1º de Maio deve ser um momento de denúncia, resistência e organização da classe trabalhadora. A cidade de Bragança Paulista, marcada por um parque industrial crescente e por uma força de trabalho explorada, não pode ficar à margem das lutas que se impõem em todo o país”, diz trecho do comunicado divulgado pelos organizadores.

“Atualmente, Bragança Paulista vem terceirizando serviços públicos municipais e precarizando e retirando direitos constitucionais dos servidores. Diante deste cenário, entendemos que não é tempo de recuo. É tempo de organização, de reconstrução da consciência de classe e de fortalecimento da solidariedade entre os que vivem do trabalho”, complementa.

REIVINDICAÇÕES

Por fim, a nota afirma que os organizadores defendem “Um novo formato que garanta mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, promovendo dignidade e bem-estar para quem constrói diariamente a nossa sociedade”. Outras pautas apresentadas são a revogação das Reformas Trabalhista e Previdenciária; a defesa dos serviços públicos, o fim da terceirização e a valorização do(a) servidor(a) municipal, além da defesa irrestrita do direito de organização sindical, de greve e de negociação coletiva.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *