Foto: Prefeitura de Bragança Paulista

A Secretaria de Mobilidade de Bragança Paulista alerta que cerca de 200 pessoas podem perder a gratuidade no transporte coletivo no município por emprestar o cartão para outras pessoas e assim fraudar o sistema.

A gratuidade, em Bragança Paulista, é garantida para estudantes, idosos com mais de 65 anos, e pessoas com deficiência e seus acompanhantes, desde que haja recomendação médica.

O benefício, no entanto, é intransferível e quem empresta para outra pessoa poder perdê-lo.

De acordo com a Prefeitura de Bragança Paulista, desde outubro de 2020, quando a concessionária JTP Transportes, Serviços, Gerenciamento e Recursos Humanos Ltda. assumiu o serviço do transporte público no município, cerca de 200 ocorrências por fraudes foram registradas.

Isto foi possível porque as pessoas que se enquadram nos critérios de gratuidade têm seus dados pessoais e a biometria facial cadastrados. Quando ela passa o cartão pelo validador junto à catraca do ônibus, além da leitura dos dados, a imagem do rosto da pessoa é registrada e arquivada.

Posteriormente a imagem é comparada com aquela feita por ocasião do cadastro. Caso sejam encontradas evidências que o cartão foi utilizado por outra pessoa, ele é imediatamente bloqueado.

Em nota, a Secretaria de Mobilidade alerta que quem teve o cartão bloqueado  deve entrar em contato com a empresa concessionária através do telefone 0800 591 5067 para saber do motivo do bloqueio.

Confirmado o uso indevido, a pessoa será orientada a comparecer à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, na Rua José de Oliveira, 15, Jardim Júlio Mesquita.

Ela poderá observar as imagens coletadas e então terá a suspensão do benefício temporariamente por um mês, dobrando em caso de reincidência.

Caso o usuário use indevidamente o cartão mais vezes, o cartão pode ser cancelado e o benefício só pode ser solicitado novamente, depois de quatro meses.

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *