269ª Cavalhada de Atibaia acontece no dia 26

269ª Cavalhada de Atibaia acontece no dia 26

A 269ª Cavalhada de Atibaia em louvor a Nossa Senhora do Rosário está chegando e acontecerá na próxima terça-feira (26) de dezembro das 9h às 13h. O evento faz parte da “Festividade do Ciclo Natalino”.

A tradicional cavalhada é considerada um patrimônio histórico-cultural do município. Seu primeiro registro datado é do ano de 1.752. Atualmente, aliás, ela está prevista no calendário oficial de eventos da cidade, como uma manifestação popular com origem religiosa, folclórica e cultural.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



A Prefeitura de Atibaia oferecerá um local exclusivo para concentração e dispersão dos participantes e seus animais – o espaço será uma área na Alameda Santa Filomena, no bairro Ressaca. Não será permitido o embarque e desembarque de animais fora da área de concentração e dispersão.

Crianças e menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Além disto, os participantes devem respeitar rigorosamente os horários e o trajeto definido para o cortejo sendo que os animais devem estar devidamente equipados com ferraduras, selas, arreios e/ou congêneres.

Os participantes não poderão conduzir animais com pessoas na garupa, na frente, em pé ou em outro meio que coloque em risco a pessoa ou o animal. Além disto, também não poderão utilizar de esporas e ou estímulos pontiagudos, cortantes e/ou macerantes que venham a causar ferimento no animal,

Os participantes também não podem estar visivelmente alcoolizados sobre o animal, ou portando bebidas alcoólicas, latas ou garrafas nas mãos. Também é proibido levar bebida alcoólica em isopores nas carroças e charretes.

Percurso

A Cavalhada passará pelas seguintes ruas:

  •  Jerônimo de Camargo;
  • Agenor Pedroso de Souza;
  • Zeferino Alves do Amaral;
  • Monsenhor Kolly; e
  • Av. da Saudade, onde farão apresentação ao público.

Seguirão pela Av. da Saudade até a Praça Guilherme Gonçalves. Neste local, a equipe organizadora/festeiros, com no máximo 10 integrantes, fará o cortejo pelas ruas José Alvim, Visconde do Rio Branco, Praça Claudino Alves e Rua José Lucas.

Em seguida, todos se encontrarão na Praça Claudino Alves, para as bênçãos, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário. Depois seguirão pelas Av. Nove de Julho e Av. Horácio Neto para retorno e dispersão na sequência.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *