Mais Médicos reforça atendimento em Bragança e Atibaia com 12 médicos
Seis meses depois de ter sido recriado pelo Governo Federal, o programa Mais Médicos já conta com mais de 18 mil profissionais atuando em todo país, quase que em sua totalidade de médicos brasileiros formados no Brasil, informa o Ministério da Saúde.
Na Região Bragantina e Circuito das Águas o edital previa que ao menos 8 municípios se encaixavam no perfil de receber um ou mais profissionais do programa. São eles: Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Itatiba, Pedreira, Socorro e Tuiuti.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
As Prefeituras de Atibaia e Bragança Paulista informaram nesta semana ao Em Pauta que já contam com 12 novos médicos, que reforçam o atendimento em Unidades de Saúde dos municípios.
Em Bragança, 7 médicos já estão alocados em unidades de Estratégia Saúde da Família: ESF Cidade Jardim, no Jardim Iguatemi; ESF Hípica Jaguari; ESF Madre Paulina, no Jardim da Fraternidade; ESFs Parque 1 e Parque 2, no Parque dos Estados; ESF Jardim São Miguel e ESF Vila Motta. Bragança deve receber ainda mais 1 médico enviado pelo Governo Federal.
Em Atibaia, são 7 profissionais que atuam nas unidades dos bairros Cerejeiras, Tanque e Rio Acima, sendo 5 deles novos e 2 que já prestavam serviço pelo programa. O município deve receber mais 2 profissionais.
Os médicos do Mais Médicos fazem parte da equipe de saúde da família e, entre as atividades deles, está a visita domiciliar a pacientes acamados de suas respectivas áreas. O programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão e também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.
Além de estender o acesso, o programa proporciona melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade. Fortalecer a Atenção Primária é um passo importante para garantir o acesso da população à saúde.
“O Programa Mais Médicos ajuda no fortalecimento da atenção primária da saúde, como ordenadora da rede, e ele vem para desonerar o município e ampliar as coberturas trabalhando com acesso integral para a população, porque o médico é formado, inclusive, para ser profissional generalista que cuida da saúde da família”, destaca a secretária de Saúde de Atibaia, Grazielle Bertolini.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter