Presidente da CIESP visita Bragança Paulista e conversa com empresários
Na última sexta-feira (15) o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Rafael Cervone esteve em Bragança Paulista, onde ministrou a palestra “Macrotendências Mundiais até 2040”.
A palestra aconteceu na unidade do CIESP, no Bairro da Penha, e na oportunidade o presidente conversou com empresários de Bragança Paulista e região. Entre outros assuntos ele falou que a demanda mundial por alimentos deve crescer já que a população mundial além de crescer, terá mais renda e irá envelhecer. “Nesse sentido, haverá uma busca por autossuficiência e proteção à agricultura doméstica”, disse,
“A demanda por alimentos vai ser cada vez maior, mas virá muito atrelada à inovação e tecnologia para alimentos funcionais, que reduzam doenças, aumentem a imunidade das pessoas, que sejam produzidos por meio de impressoras 3D e manufatura aditiva. Ou ainda, a mecanismos que retardem o envelhecimento das frutas, alimentos imunes às pragas, que melhorem a produtividade do agro. A indústria e o agro têm uma sinergia muito grande para agregar valor aos produtos”, afirmou Cervone.
Além disso Cervone falou também da importância do fortalecimento regional, da localização estratégica de Bragança Paulista e do desenvolvimento tecnológico. “Bragança é uma cidade privilegiada que tem um centro tecnológico importante. Isso agrega valor, inovação ao design, tecnologia e nos reforça a convicção de que nós temos que investir cada vez mais em educação”, disse.
Durante a visita em Bragança, aliás, Rafael Cervone esteve com uma comitiva nas unidades do SESI e SENAI de Bragança Paulista, no Jardim da Fraternidade. “O Brasil tem uma carência de educação e nós temos no SESI e SENAI a excelência na educação. E essa excelência que nós estamos, através de parcerias com mais de 610 municípios do estado de São Paulo, reforçando a educação do setor público também. Nós estamos impactando só esse ano e mais de 1 milhão e 200 mil alunos municipais. Houve uma retroação mundial no resultado da educação quando as crianças ficaram em casa (durante a pandemia da COVID). E se a gente não recuperar e reforçar essa educação nesse momento, a gente corre o risco de perder uma geração. Então, a educação é a base e ajuda uma cidade especialmente como Bragança que tem inovação e tecnologia na veia”, disse.
E por falar em inovação, durante o encontro que tratou sobre macrotendência, Cervone explicou também que outro setor que vai aumentar o foco em tecnologia é inovação é o da saúde, inclusive com o apoio de aparelhos celulares e testes genômicos que identifiquem doenças futuras, com décadas de antecedência, e que permitam o uso de alimentos funcionais de maneira customizada.
Entre outras autoridades estiveram presentes no encontro a secretária de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação de Bragança, Stefania Penteado Corradini Rela; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Atibaia, Annibale Somma; e representantes de instituições parceiras da indústria como a Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região Bragantina (AEARB) e Instituto Federal de São Paulo (IF).
O diretor do CIESP de Bragança Paulista Luís Barrio ressaltou a importância da visita. “É muito importante a presença do presidente do CIESP, Rafael Cervone aqui em Bragança. E o CIESP também acolhe com braços abertos também a toda a nossa região”, disse.
Ele ressaltou a importância do encontro para incentivar a parte industrial e educacional de Bragança e região. “Temos que juntar toda essa força para andar pra frente. Eu acho que Bragança tem muito a crescer com tudo isso”, disse.
Luis Barrio e outros membros da diretoria da CIESP acompanharam Rafael Cervone também em uma visita a indústria Capricórnio Téxtil, no bairro da Penha. Além de visitar a unidade, o presidente bateu um papo com os empresários sobre o setor têxtil.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter