HUSF recruta voluntários para estudo de tratamento de COVID
O Centro de Pesquisa Clínica (CEPEC) do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF) continua recrutando voluntários que queiram colaborar com o SCORPIO-HR, um estudo clínico global de Fase 3 com pacientes não hospitalizados e sintomáticos com COVID-19.
A pesquisa tem como objetivo avaliar um medicamento experimental para o tratamento da COVID-19 e seu efeito nos sintomas da COVID longa.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
Quem pode participar?
Podem participar do estudo qualquer pessoa com 18 anos ou mais, portadores de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes, hipertensão ou doenças cardiovasculares, e que tenham testado positivo para COVID-19 nos últimos 3 (três) dias, com a presença de ao menos um sintomas como, por exemplo, tosse, falta de ar, dor de cabeça, dor de garganta, perda de paladar ou olfato, diarreia e náuseas.
Pessoas com 65 anos ou mais ou que estão imunocomprometidas ou em tratamentos com imunossupressores também podem participar da ação.
O estudo acontece simultaneamente em 20 países e foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde e pelos comitês de ética regionais, seguindo todos os protocolos para segurança e bem-estar dos participantes.
Segundo Mariana Gonçalves, gerente de Pesquisa Clínica do CEPEC-HUSF “os estudos clínicos são uma oportunidade para que as pessoas auxiliem hoje os pesquisadores a promover avanços na ciência e nas práticas clínicas, com o objetivo de obter remédios mais eficazes no futuro”,
Durante o estudo clínico um grupo de pacientes recebe um medicamento experimental por 5 dias, e um grupo de controle receberá o placebo pelo mesmo período. Os voluntários realizarão pelo menos 8 consultas no CEPEC-HUSF para o monitoramento dos resultados, tendo todas as despesas relacionadas a esse comparecimento reembolsadas. As consultas poderão ser presenciais ou virtuais.
Interessados devem comparecer ao CEPEC-HUSF na Avenida São Francisco de Assis, 260, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h ou ligar para (11) 2490-1366 / (11) 97725-3305. O contato também pode ser feito via e-mail [email protected].
O medicamento testado
O medicamento que está sendo analisado é o Ensitrelvir, um inibidor experimental de protease 3CL desenvolvido por meio de uma pesquisa em parceria entre a Universidade Hokkaido e a companhia farmacêutica japonesa Shionogi & Co., Ltda.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter