Lixo no Centro gera reclamações de moradores e comerciantes
Nesta semana, moradores e comerciantes da Região Central de Bragança Paulista entraram em contato com a redação do Em Pauta, apresentando reclamações sobre a limpeza urbana.
Nas fotos, é possível ver o descarte de diversos materiais realizados por próprios moradores da região, que armazenados inadequadamente, acabam sujando as calçadas antes da chegada do caminhão de coleta.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
Também verifica-se a existência de materiais de construção civil e móveis, cujo descarte não deve ser realizado desta forma. Isto, além das sujeiras individuais de transeuntes como embalagens de bebidas, de lanches, entre outros.
Em contato com a CRT Ambiental, empresa que opera os serviços de coleta de lixo, transporte e tratamento de lixo de Bragança Paulista, a informação é que a coleta de lixo é realizada na Região Central de segunda a sábado, no período noturno e o serviço está operando normalmente.
Os relatos ouvidos pelo Em Pauta são das Ruas Santa Clara, José Domingues, Coronel Leme e Assis Gonçalves, que estão inseridos nesta área de coleta.
DESCARTE CORRETO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E VOLUMOSOS
No último mês, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente orientou a população a fazer o descarte correto de resíduos sólidos de entulhos, restos de construção e resíduos volumosos, como colchões e sofás.
“Jogar lixo e entulho em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas causa danos ao meio ambiente e colabora com a proliferação de inúmeras doenças, além de atrair insetos e animais peçonhentos. O lixo jogado em ruas e calçadas também gera o entupimento dos bueiros, trazendo prejuízos para a própria comunidade”, esclarece a pasta.
Conforme informado, o descarte irregular é considerado um crime, passível de penalidades, conforme a Lei nº 9.605 de fevereiro de 1998, na seção III da poluição e outros crimes ambientais.
A Prefeitura de Bragança Paulista orienta a população que ao flagrar este tipo de ação denuncie acionando a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 ou ainda registrando pelo aplicativo do Sistema de Ouvidoria Municipal (e-OUVE).
O descarte correto pode ser feito no Ecoponto, que fica nas dependências do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta) e no Ecoponto do Planejada II, que fica localizado na Rua Padre Lincoln Leme, nº 275. Os Ecopontos são áreas destinadas à entrega voluntária de pequenas quantidades de resíduos de construção civil (até 1,0m³ por semana e limitados a 3,0m³ por mês por imóvel), resíduos volumosos, verdes, materiais recicláveis, resíduos eletrônicos e coleta de óleo usado.
O local conta com espaço para descarte de baterias e eletrônicos, além de um contêiner para coleta seletiva, estação para despejo de resíduos sólidos, triturador e compostagem. Os Ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter