Coluna Marcus Valle e os crimes na internet

Coluna Marcus Valle e os crimes na internet

*Por Marcus Valle


Chuvas

Muita chuva nesse verão, também em nossa região.

Em Bragança tivemos problemas (quedas de árvores, interrupção de energia, danos patrimoniais, enchentes nos locais de sempre etc.).

Mas em outros municípios tivemos ocorrências mais graves. O município de Socorro entrou em situação de calamidade.

É bom que aqui haja uma espécie de plantão, para atender rapidamente eventuais problemas.

Câmeras

Os países mais evoluídos do mundo (da Europa, EUA e outros) tem o uso de câmeras pela polícia.

O assunto gera polêmica no Brasil. Os que são contra a medida, argumentam basicamente que o custo dessa implantação para todos os policiais, seria muito alto, e que com esses recursos poderiam ser adquiridos equipamentos, armas viaturas etc. (além de cobrir outras despesas, da segurança pública).

Outro argumento é que isso poderia atrapalhar o trabalho dos policiais em investigações ou com informantes.

É obvio que a parte investigatória, conversas com testemunhas e informantes não teriam obrigação de serem gravadas, ao contrário).

O uso das câmeras em situações normais é uma garantia tanto para as pessoas abordadas, como para os policiais, (há muita gente que desacata reage agressivamente contra os agentes… e aí tudo ficaria registrado).

Estradas da região

Estradas da região continuam sendo alvo de terríveis acidentes.

Observa-se que todas elas precisam de obras (sinalização, melhores acostamentos, trevos e retornos mais seguros, duplicação etc.). Mas quase nada conseguimos de concreto, de real (só anúncios).

As que levam a Amparo, Piracaia, Socorro, Itatiba, e a Variante do Guaripocaba tem muitos desastres (fatais e gravíssimos) e o governo estadual não tem atendido as inúmeras reivindicações.

IPTU

Estão entregando os carnes de IPTU. Para pagar à vista (com desconto de 5%) o prazo é até 11 de março. A outra opção, são as 12 parcelas.

Muita gente (que até pode pagar à vista) não faz, pois, prefere usar o dinheiro para outras prioridades, e há até os que esperam o REFIS que quase todos os anos é aprovado (isso desestimula o bom pagador).

Cinema

Bragança Paulista chegou a ficar sem uma sala de cinema por muitos anos.

Depois veio o Cine A no Euroville (3 salas) e mais as 5 salas do Shopping Bragança.

Atualmente, embora os filmes que são exibidos sejam novos (lançamentos), a concorrência é muito grande com Netflix (e muitas outras opções) e o público diminuiu. Não sei se as salas de cinema resistirão.

Red Bull

O Red Bull Bragantino, ainda em início de temporada, disputa o “Paulistão”. Não é um dos favoritos ao título e embora ainda não esteja com a equipe em plenas condições físicas, o que ficou claro nas primeiras partidas, deverá fazer boa figura no campeonato.

A empresa que administra o Clube é organizada, e faz constantes investimentos (comprando e vendendo jogadores). Seu objetivo não é formar um super time cheio de astros, e nem de jogadores veteranos, mas sim de priorizar jovens talentos.

Dica de seriado

Cold Case – é um excelente seriado com episódios de 45 minutos que conta histórias de policiais especializados em desvendar antigos casos penais arquivados.

São crimes e fatos chocantes, impactantes, tristes, e quase sempre, surpreendentes e imprevisíveis.

Vale a pena… os finais sempre emocionam, e tem uma linda trilha musical.

No TNT series, Amazon Prime. Vale a pena.

Dengue e Saúde Mental

Bragança teve vários casos de Dengue em 2023. Aliás, no Brasil, tivemos mais de 50 mil infectados e 1050 mortes em 2023 (2% de letalidade).

Agora em 2024, o problema se agravou no sul de Minas Gerais. Fundamental que nossa administração municipal, fique atenta para o problema.

Outra questão que sempre insistimos com a administração municipal, é a saúde mental (aumentou em muitos casos de depressão, burnaut, estresse, ansiedade, pânico etc.). Precisa ser reforçado o trabalho nessa área.

 Uso indevido da internet

Impressionante o número de crimes e ilícitos que se comete na internet, redes sociais.

Já vi de tudo. Exemplos:

  • Gente que quer “resolver” relacionamentos amorosos, divulgando intimidades do outro.
  • Cobrar dívidas ou divulgando que a outra parte não pagou, que é caloteiro etc.
  • Fazer pré-julgamentos de casos divulgados, adjetivando as pessoas como “bandido”, “criminoso” etc.
  • Publicar imagens de pessoas, sem que haja interesse público sobre a cena.
  • Dizer de forma equivocada que determinado comércio, produto ou profissional é ruim (reclamar pode se for algo indiscutível, mas qualquer exagero é punível).

Isso pode gerar processos crimes, indenizações, ou até problemas administrativos.

Uma coisa é liberdade de expressão, outra é cometer exageros. Cada caso é um caso.

Golpes na internet

Mas há muitos golpes nas redes sociais. Exemplos:

  • Estelionato sentimental. Alguém, carente, conhece um verdadeiro “príncipe ou princesa” que na verdade vai lhe tirar dinheiro ou patrimônio.
  • Falsos curandeiros e videntes que prometem (mediante pagamento) coisas que a vítima ambiciona (o amor de uma pessoa, um sucesso no trabalho etc).
  • Pretensas garotas jovens e bonitas que começam a trocar mensagens, e fotos e imagens com homens mais velhos, e depois dizem que são menores de 14 anos, e aí… a parte é extorquida.
  • Comprar mercadorias, produtos ou veículos oferecidos a preços baixíssimos, que a vítima não recebe. Ou, se recebe, acaba se envolvendo em casos de receptação, por adquirir produtos de crime.
  • Fornecer dados pessoais, ou senhas bancarias, ao receber mensagens de que precisam resolver um problema (1 compra não realizada, pretenso dinheiro a ser recebido, regularizar a conta, ganhar um brinde etc.).

Esses são os golpes mais frequentes, e muita gente ainda cai neles, alguns até pela “esperteza em ter vantagem fácil”.

Trotes

Trotes para a polícia (190 etc.), além de ilegal, e poder gerar problemas a quem comete, é algo que atrapalha a todos.

Faz os policiais perderem tempo para situações reais e urgentes. Idiotice.

Juro que é verdade

Eu tinha 11 anos e fazia o curso de Admissão no antigo Ginásio GEMABA. Em uma aula, a professora de Português, nos estimulou a escrever uma homenagem ao diretor da escola que fazia aniversário. Eu, criança, escrevi uma poesia sofrível, mas a professora, Maria Alice, me disse que o verso estava maravilhoso, e que eu deveria apresentá-lo numa solenidade. Entre confuso e envaidecido…concordei.

Foi uma péssima ideia, mas eu só descobri isso no dia da solenidade, quando cheguei ao pátio e vi cerca de duas centenas de alunos, perfilados no pátio. Eu era tímido…nunca tinha falado em público, e ia falar, ou pior, recitar, perante os alunos …e, que vergonha… as alunas. Tentei desistir, mas a professora não permitiu.

Depois de alguns rápidos discursos, a carrasca, desculpem, professora, anunciou no microfone: SENHOR DIRETOR, CAROS COLEGAS E ALUNOS…UM JOVEM ESTUDANTE VAI APRESENTAR UMA LINDA POESIA QUE ELE MESMO FEZ EM HOMENAGEM AO NOSSO CHEFE.

E lá fui eu, branco como cal, me sentindo super intimidado pela presença dos veteranos (eu era o calouro dos calouros). Peguei o microfone, e com a voz esganiçada produto do medo e súbita auto crítica, mandei: NESSA DATA FESTIVA…..

NÓS TODOS VAMOS…

COMEMORAR O ANIVERSÁRIO….

DO PROFESSOR DINORÁH RAMOS

Numa extrema falta de sensibilidade, própria de adolescentes sem cultura para apreciar rima tão rica, a plateia explodiu numa gargalhada.

Terminaram com a minha carreira de poeta, logo eu…que tinha tanto futuro nessa área.


*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador. 


Contato: [email protected]

A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *