Governo do Estado suspende teste da dengue em Bragança
Na tarde desta quarta-feira (31) o Governo do Estado comunicou à Prefeitura de Bragança Paulista a suspensão da testagem sorológica para diagnóstico da dengue no município. A medida abrange várias cidades, entre elas, Bragança.
A medida é prevista nas “Diretrizes para Prevenção e Controle de Arboviroses Urbanas no Estado de São Paulo”, dada a constatação de transmissão sustentada do agravo no município, informa a Prefeitura.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
O termo transmissão comunitária ou transmissão sustentada é utilizado em epidemiologia para indicar que uma determinada doença infectocontagiosa não pode mais ser rastreada, o pois o agente patogênico da doença já circula entre a população local.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Bragança, o Instituto Adolfo Lutz receberá as amostras que foram colhidas até a data de 30 de janeiro de 2024. Na sequência, a confirmação laboratorial permanecerá disponível e indicada somente para a investigação de casos graves cujos pacientes estejam internados e óbitos suspeitos.
A Prefeitura de Bragança não informou se possui estoque de testes adquiridos pela Administração Municipal ou se pretende comprá-los, para utilização nos casos suspeitos da cidade.
Até a data de 30 de janeiro, Bragança Paulista está com 611 notificações. Os resultados disponíveis até o momento apontam 104 casos positivos, sendo 92 autóctones, ou seja, contraídos no próprio município; 9 importados e 3 indeterminados.
Foto: Prefeitura de Paranaguá
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter