Dengue: Bragança Paulista tem 306 casos e 10 internados
De acordo com balanço da Secretaria de Saúde de Bragança Paulista, o município atingiu neste início de fevereiro de 2024, 306 casos positivos de dengue. Ao todo são 1.010 casos suspeitos notificados, até quarta-feira (7).
O número de casos confirmados neste ano é 74% maior do que ao longo de todo 2023. Além disto, o município tem 10 pacientes internados com dengue no Complexo Hospitalar Santa Casa e no Hospital Universitário São Francisco (HUSF).
Com relação aos internados, são pacientes de 10, 12, 28, 36, 51, 54 e 80 anos (3 do sexo feminino e 5 do sexo masculino) que estão na Santa Casa e pacientes de 11 e 12 anos (sexo feminino), no HUSF. Nenhum deles apresenta quadro de dengue hemorrágica.
A pasta informou ainda ao Em Pauta que Bragança Paulista não tem óbitos confirmados ou suspeitos relacionados à dengue, até o dia 7 de fevereiro.
TESTAGEM EM BRAGANÇA
Na última semana, o Governo do Estado comunicou à Prefeitura de Bragança Paulista a suspensão da testagem sorológica para diagnóstico da dengue no município. A medida abrange várias cidades, entre elas, Bragança. A medida é prevista nas “Diretrizes para Prevenção e Controle de Arboviroses Urbanas no Estado de São Paulo”, dada a constatação de transmissão sustentada do agravo no município, informou na ocasião a Prefeitura.
Nesta semana Secretaria de Comunicação informou que a Prefeitura está adquirindo testes rápidos, que serão realizados de acordo com critério médico nas Unidades de Pronto-Atendimento. Outras medidas anunciadas são: visitas casa a casa; bloqueio de controle de criadouros; utilização de larvicida para não deixar o mosquito nascer; coleta e análise de larvas; visitas a pontos estratégicos e imóveis especiais como borracharias, desmanches, sucateiros; ação nas feiras do Posto de Monta e do Taboão para entrega de folders e conscientização; nebulização veicular e nebulização costal nas casas dos bairros com maior número de casos positivos e capacitação de multiplicadores das escolas estaduais e particulares, para a volta das aulas.
Denúncias sobre potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti podem ser realizadas no telefone (11) 4033-0283, no e-mail [email protected] ou [email protected] e via Ouvidoria da Saúde por meio do número de WhatsApp (11) 9-9362-3943.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter