Acadêmicos da Vila é a campeã do Carnaval 2024 de Bragança

Acadêmicos da Vila é a campeã do Carnaval 2024 de Bragança

O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Acadêmicos da Vila é a grande campeã do Carnaval 2024 de Bragança Paulista com 269,3 pontos, apenas um décimo a  mais do que a segunda colocada. A última vez que a escola tinha se sagrado campeã foi em 2015. Com mais esta vitória são 16 títulos do Carnaval.

A apuração das notas aconteceu na sede da Secretaria de Segurança e Defesa Civil.  O vice-campeonato foi definido nos critérios de desempate e ficou com a escola de samba do Lavapés, que deu volta por cima com relação ao Carnaval do ano passado e homenageou os artesãos. A Dragão Imperial ficou com a terceira colocação.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



A Vila apresentou na avenida uma homenagem para o empresário José Mendonça, proprietário dos Supermercados Mendonça. A escola, que tem como presidente Fran Calazans  apresentou o enredo “Da Ilha da Madeira à Morada do Samba” e desfilou em 53’05 minutos, com 532 componentes, ou seja, a maior escola a desfilar este ano.

O homenageado, José Mendonça nasceu na Ilha da Madeira, em Portugal, em outubro de 1965 e com apenas 13 anos começou a trabalhar como servente de pedreiro e posteriormente como pedreiro.

Aos 16 anos, em 1981 se mudou para Caracas, na Venezuela, a convite de um primo. Lá ficou por dois anos e na sequência veio para o Brasil.  Foi então que Zé Mendonça deu início a sua vida empreendedora e abriu o Bar do Português, na Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo.

Algum tempo depois ficou sócio dos irmãos do Varejão Mendonça, no Bairro da Casa Verde. Foi em São Paulo que ele se casou com Regina com quem teve quatro filhos: Renata, Janaina (in memoriam), Andressa e Anderson.

Zé Mendonça se mudou  para Bragança Paulista em 1991, fixando residência no Bairro Cidade Planejada, onde abriu o “Mercadinho Mendonça” que cresceu, virou Supermercados Mendonças, hoje conta com duas unidades e emprega 280 pessoas.

A Comissão de Frente da Escola representou o “Olimpo em festa” e Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeiras Jeam de Campos e Paola Davila os Guardiões da Pérola do Atlântico.

A escola apresentou alas como Artesãs da Ilha da Mandeias, Galo Português, Cânticos e Devoção nas Romarias, Mercadinho Português. A bataria Pulso Forte representou Hermes, Deus Grego do Comércio.

A escola desfilou com três carros alegóricos e 12 alas de enredo. O último carro, aliás, trouxe a Família Mendonça e o homenageado que se envolveu completamente com a agremiação, participou de ensaios, fez um esquenta em seu supermercado uma semana antes do Carnaval.

Os Títulos

1979 : “No Reino dos Orixás”
1983 : “Adoniran Barbosa”
1988 : “Eu, o negro”
1989 : “Vila, samba, amor e tradição”
1991 : “Ao som da Viola Severina, Feitios da Terra do Sol”
1992 : “O sorvete”
1996 : “Carmem Miranda. Banana da Terra”
1998 : “O Poder da Criação”
1999 : “Orgulho e Vaidade…Fazem Parte deste Show”
2000 : “80 anos de Nicola Cortez”
2002 : “Respeito é bom e eu gosto”
2004 : “O jogo do poder – a Vila pede a Paz”
2005 :” A musa negra que beijou a flor hoje encanta o meu Pavão”
2010: “No asfalto da alegria a Vila pede paz e conscientização no transito”
2015: ” Deu a louca na Quarentona. Nas bodas de Rubi, a Vila mostra quem é louco aqui!”

 

Para conferir fotos dos desfiles das escolas de samba clique aqui.

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *