Fraternidade e Amizade Social é o tema da Campanha da Fraternidade 2024

Fraternidade e Amizade Social é o tema da Campanha da Fraternidade 2024

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou na Quarta-feira de Cinzas (14)  a Campanha da Fraternidade (CF) 2024 com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema bíblico “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt 23,8).

“Em 2022, tocava o coração dos nossos bispos a realidade do povo brasileiro dividido e polarizado, com o crescimento da indiferença e do ódio mas também o rico magistério do Papa Francisco que apresentou ao mundo a ideia da Amizade Social expressa em sua encíclica Fratelli Tutti”, disse o assessor do Setor de Campanhas, padre Jean Paul, que explicou que o tema e o lema da campanha deste ano, que marca os 60 anos da sua realização nacionalmente, foi escolhido há dois anos pelo episcopado.

“É desejo de nossos bispos que essa Campanha da Fraternidade seja curadora das nossas relações e que aproveitemos a amizade social para estabelecer novas relações crescendo e nos convertendo, cada vez mais, à fraternidade universal”, ressaltou padre Jean.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



Já o secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo reforçou que: “são 60 anos de solidariedade e de projetos que salvaram e transformaram vidas. 60 anos de coragem evangélica para anunciar e denunciar as injustiças. 60 anos de comprometimento com projetos quaresmais e de gratidão pela unidade e perseverança de todas as dioceses, paróquias e comunidades”.

A história da Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

A Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha e atualmente tem os seguintes objetivos:

  •  Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
  • Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
  • Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária
Mensagem de Dom Sérgio

O Bispo da Diocese de Bragança Paulista, Dom Sérgio Aparecido Colombo,  divulgou uma mensagem nas redes sociais da Diocese falando sobre a campanha.

Para ele, a Quaresma, período em que acontece a Campanha da Fraternidade  é um “tempo favorável para acolhermos sua graça, nos deixarmos interpelar por ele que nos ama e retomarmos, com alegria, o itinerário da vida cristã, no qual sacrifício e penitência chegam a Deus, se forem traduzidos em gestos de comunhão e de solidariedade. E, portanto, um tempo propício para nos defrontarmos com mais intensidade contra todas as formas de pecado, não ficando indiferentes diante dos males que pesam sobre toda a família humana e sobre a nossa casa comum”, diz a nota.

O bispo ressalta ainda que é “longo o caminho para a superação das diferenças, divergências e oposições, o qual deveria nos aproximar e enriquecer e não dividir”. E acrescenta que  “numa sociedade dividida, desigual, excludente, que se rege pelas leis da competição e da meritocracia, que cultiva o ódio, identitarismos que fecham as pessoas em si mesmas, absolutizando-as em suas ideias, sem espaço para o NOS, corre-se o risco de um cisma que, sob muitos aspectos, avança. O outro não importa mais, importa o eu. Experimentamos uma clara oposição entre indivíduo e comunidade”, diz.

Ele acrescenta ainda que a Campanha da Fraternidade é, portanto “um tempo propício de reeducação para a capacidade de reconhecer e promover a dignidade das pessoas, a beleza e a grandeza original que as identifica como filhos e filhas muito amados por Deus e criados
à sua imagem e semelhança.”

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *