Sindicato pede apoio de vereadores para reajuste de 35%
Nesta terça-feira (27) o presidente do Sindicato dos Servidores e Trabalhadores Municipais de Bragança Paulista e Região (SISMUB) Benedito Aparecido Domingues esteve na Câmara Municipal, para apresentar aos vereadores a Campanha Salarial 2024 dos funcionários da Prefeitura.
A categoria utilizou como base o “aumentão” aprovado no final de 2023, quando os vereadores aumentaram os salários do prefeito, do vice-prefeito e de secretários municipais, além dos salários dos vereadores. E, por isto, solicitam um aumento de 35% – equiparando ao percentual de aumento que terão os secretários municipais. Deste valor, 4,51% refere-se a reposição salarial e 30,49% de aumento real.
“Neste ano temos um obstáculo um pouco maior, a Lei Eleitoral, que entre outras coisas deixa o nosso tempo de negociação um pouco mais curto, pois nossa data-base é maio. Só que a partir de 180 dias antes da eleição, essa lei veda qualquer reajuste acima da inflação. É um momento delicado, não podemos perder o ‘time’, o tempo é muito curto”, afirmou o presidente do sindicato.
De acordo com Benedito, foi solicitada uma reunião com a Prefeitura para esta negociação. Espera-se, que mais tardar, ela aconteça até o dia 12 de março.
“Tenho certeza que a Prefeitura tem se comportado financeiramente de maneira consciente, sabendo valorizar os seus secretários e também vai saber valorizar seus servidores e servidoras públicas”, complementou Benedito.
“Sem servidor público não existe cidade. Nada mais justo que peçamos o apoio desta Casa. Precisamos deste ganho real e isto depende do que a Prefeitura quer fazer antes desta data. Estou falando no nome de 3 mil trabalhadores do serviço público municipal para solicitar para esta Casa que nos ajudem e nos apoiem”, concluiu.
SAIA JUSTA
De acordo com o vereador Miguel Lopes, a Câmara Municipal encontra-se em uma ‘saia justa’ devido aos ‘aumentos generosos’ dados no passado ao prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores.
“Eu acho que nós vereadores estamos em uma situação um pouco delicada, porque esta Casa votou uns aumentos bastante generosos e agora vai ficar difícil avaliar este aumento aos servidores, que são merecedores. Estamos em uma saia justa. De um lado a atitude do Legislativo semanas passadas e do outro o aumento do servidor vindo aí.”, disse Miguel Lopes.
Foto: Departamento de Comunicação Institucional
Receba notícias no celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter