Coluna Marcus Valle e as árvores cortadas em Bragança Paulista

Coluna Marcus Valle e as árvores cortadas em Bragança Paulista

*Por Marcus Valle

 

Ônibus: Reclamações

Os ônibus circulares continuam gerando reclamações. É comum veículos quebrarem durante o percurso, e usuários irem embora a pé.

Quinta feira retrasada, por volta das 15 horas, na linha 105 (Padre Aldo Bolini) isso ocorreu.

Outras reclamações: água entrando nos veículos, redução de linhas etc.

Problema crônico.

Candidatos à prefeitura e vice

Continuam as especulações sobre quem serão os candidatos a prefeito e vice nas próximas eleições de Bragança.

Para esses dois cargos há muitos nomes citados e muitas reuniões e movimentações.

Pela situação (grupo Chedid) fala-se em Amauri Sodré, Gislene Bueno, Vitor Hugo e Marquinho Chedid (que pode até sair candidato independente, caso não seja o indicado). Fala-se até no deputado Edmir Chedid.

Pela oposição há muitos nomes citados: Basílio Zechin, José de Lima, Daniel José, João Carlos Carvalho, (esses com intensa movimentação e reuniões), Dr. Cesar, Dr. Mauro Moreira, Juliana Magrini, Zenorini, Cel. Américo. Jango e Gustavo Sartori também são nomes tradicionais na política e são referidos.

Podem até surgir surpresas. 

Pesquisa qualitativa e quantitativa

Na minha avaliação, a oposição para ter chances reais de vitória não pode se dividir muito. O ideal seria um candidato só, com o apoio dos demais. In tese, quase todos concordam com isso, mas acham que seu nome é o ideal.

O certo é fazer uma pesquisa técnica com a concordância de todos, para aferir as chances.

A pesquisa tem que ser quantitativa e qualitativa (que tem mais indicações, quem tem maior e menor rejeição, possibilidade de crescimento etc.).

Ai sim… as chances aumentariam.

Árvores cortadas

Próximo ao Jardim Público foram cortadas (no final de semana) várias (7 ou 8) arvores frondosas, (de grande porte). Início da rua José Guilherme.

Isso gerou muitas reclamações e protestos.

Divulgamos o fato pelas redes sociais.

Sabemos que com os ventos e chuvas algumas árvores têm caído no município, gerando danos e sérios riscos.

Portanto, concordamos que como exceção (nunca como regra) que árvores condenadas, com risco evidente sejam podadas ou até cortadas (deve haver laudo constatando tal fato, inequivocamente).

O que não pode é cortar árvores como regra, a partir de especulações, reclamações de moradores interessados etc.

A regra é manter as árvores… a exceção (só em casos comprovados) é retirá-las (sem exageros e banalizações).

Aparentemente essas árvores cortadas estavam, sadias, mas a prefeitura disse apresentavam riscos (todas elas?).

Sabesp: Discussão necessária

Com a aprovação do projeto de privatização da Sabesp, como Bragança tem seus serviços com ela, está mais do que na hora, da Prefeitura começar a discutir a questão (contratos, compensações, reflexos, etc.) dessa privatização.

Muitos municípios que tem seus serviços de água e esgoto com a Sabesp, já estão adiantando essas questões.

Salário dos “municipais”

Aquele aumento no subsídio dos vereadores e salários de secretários (além de prefeito e vice) votado de surpresa e aprovado rapidamente pela maioria da Câmara Municipal, gerou desgastes político aos edis que votaram a favor. Pelo visto eles acharam que a votação rápida diminuiria o desgaste (o que na teoria sempre ocorre em temas polêmicos).

No entanto, isso está dando margem a que o SISMUB (sindicato que representa os servidores municipais) reivindiquem maiores índices para os salários dos funcionários,

Isso vai gerar grande problema à Câmara e Prefeitura. Desgaste na certa.

Red Bull

O time do Red Bull Bragantino aos poucos vai se entrosando a obtendo resultados. Deve se classificar bem no Paulistão, e na pré libertadores, passou de fase com extrema dificuldade (mas passou). Ainda bem que o clube é profissionalmente dirigido, sem influencias e pressões da torcida e mídia (os outros times sofrem muito essa pressão).

Gripe, Covid e Dengue

Nessa época tem ocorrido – mudança de tempo, chuva, ar condicionado etc. – muitos casos de gripe, covid e dengue (causado por picada do mosquito aedes).

Aconteceu comigo. Logo após o carnaval, comecei a ter resfriado, espirrar… e achei que era gripe.

Um dia após fazer exercícios físicos (remo) ao chegar em casa, vi que estava febril. Fui fazer exame e era covid (fiquei 5 dias em casa e testei negativo depois).

A Prefeitura tem feito campanhas de esclarecimentos sobre essas ocorrências.

É interessante ver os sintomas de cada uma, gripe e covid são parecidos os sinais, a dengue tem característica mais fortes.

Gripe: febre; coriza; dor de garganta; tosse; dor no corpo, de cabeça e articulares; diarreia; vomito; fadiga e prostração; rouquidão; olhos avermelhados e lacrimejantes.

Covid: Tosse; febre; coriza ou dor de garganta; calafrios; diarreia; dor abdominal e ou muscular; dor de cabeça; perda do olfato ou paladar.

Dengue: febre alta; dor no corpo, articulações e ou atrás dos olhos; manchas vermelhas no corpo. Os sinais de alarme: vômitos constantes; dor abdominal intensa e contínua; sangramento da mucosa; acumulo de líquidos; irritabilidade.

Fique atento.

Porque parou?

A tirolesa do Lago do Taboão custou 650 mil reais e está inativa há meses.

Plantão

Muitas reclamações sobre falta de um plantão para denúncias de poluição sonora (à noite, e finais de semana). 190 e número da GM, nem sempre atendem esses casos.

Aliás, Corpo de Bombeiros, PM, GM, quando recebem chamados, se são vários e simultâneos, procuram atender os mais graves, os mais prioritários.

 

Juro que é verdade

Muitos anos atrás, década de 90, apareceu na Câmara um cidadão para falar na Tribuna Livre, ele estava bastante alterado e até agressivo com os vereadores.

Disse que tinha vindo da capital para morar em Bragança e que na sua residência havia capturado uma perigosa serpente que entrou em sua casa. Levou a cobra viva num vidro e gritava:

 – AS AUTORIDADES DESSA CIDADE SÃO IRRESPONSÁVEIS, ESSA SERPENTE PODERIA TER MATADO TODA MINHA FAMÍLIA.

Nisso o então vereador Saulo Crispim, que sempre morou na zona rural, deu uma olhada na cobra (viva) no vidro e me disse que era uma “cobra d´água”, totalmente inofensiva.

 Perguntei para o Saulo se ele tinha certeza absoluta e ele me garantiu que a cobra não era venenosa.

 Na hora que o cidadão estava gritando novamente que os vereadores não faziam nada e que a família dele corria grande risco, confiando no Saulo, abri o vidro e peguei a cobra viva com as mãos, dizendo:

 OLHA COMO ELA É BONITINHA E BOAZINHA

 Todo mundo riu, e acabou o discurso do homem.

 Graças a Deus, o Saulo estava certo.

*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador. 

Contato: [email protected]

A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.

 

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *