Coluna do Marcus Valle e o trânsito em Bragança Paulista
*Por Marcus Valle
Trânsito
Muitos acidentes graves acontecendo em Bragança Paulista. Obviamente os pedestres, ciclistas ou motociclistas que se envolvem, sofrem danos físicos maiores (inclusive mortes).
No que se refere a motociclistas, e maioria dirige corretamente, sem abusos, e mesmo assim podem ser atingidos por outros veículos.
Mas nota-se que uma minoria dirige de forma muito rápida, cortando o transito (talvez por pressa em chegar ao seu destino), e isso aumenta a possibilidade de acidentes. Há pedestres e condutores de veículos maiores distraídos e negligentes. Falta uma conscientização maior.
Temos muitos veículos transitando no município, e nossas ruas, avenidas são antigas (sem possibilidade de ampliação) daí ocorrem engarrafamentos, lentidões em horários determinados (final de tarde; durante 11:30 – 12:30, e quando ocorrem eventos, ou obras e interrupções nas vias públicas). E nesses períodos, os acidentes são mais frequentes.
Plantas são boas… proliferação não
Alertamos várias vezes para a questão da proliferação de plantas aquáticas nos lagos urbanos (Moinho, Taboão e outros), além do rio Jaguari.
Há grande crescimento (proliferação) quando temos poluição, e a mera retirada das plantas, é medida paliativa, pois não combate a causa (apenas se atenua o efeito, já que as plantas voltam a se reproduzir em pouco tempo). O correto é impedir a poluição.
Quando isso não for possível, manejar e tratar tecnicamente as plantas para que elas não se reproduzam tanto.
A Secretaria do Meio Ambiente informou que está se reunindo com técnicos – especialistas nessa área para tentar combater o problema.
Dengue: explodindo
Segundo divulgação oficial já temos 1.550 casos de dengue constatados só esse ano em Bragança Paulista (19 internados e 1 morte), isso até quinta-feira.
Com isso os hospitais estão com sobrecarga.
Embora o problema também ocorra no estado de São Paulo, e em todo país, os dados locais assustam, pois, ultrapassam em muito (os do ano passado – 10 vezes mais).
Guerras: Não há o certo
As duas guerras Rússia x Ucrânia, e Israel x Hamas tem se estendido e além de muitas e muitas perdas humanas, se refletem na economia e política de todo o mundo.
Rússia x Ucrânia
A guerra da Rússia x Ucrânia já passou dos dois anos (e grande parte do país invadido está destruído), e já temos 200 mil mortes (120 mil militares russos e 80 mil ucranianos – 10 mil civis).
Israel
E em 5 meses, logo depois do absurdo ataque terrorista do Hamas a Israel, com 1.300 mortes de civis, Israel atacou a faixa de Gaza e matou cerca de 30 mil pessoas (segundo estimativas apenas 6 mil do Hamas, e 24 mil civis incluindo mulheres e crianças). Dos 2,2 milhões de habitantes, 1,5 milhões estão desabrigados, e Israel perdeu 235 soldados nessa guerra (o que mostra a enorme desproporção de força (120 para 1).
Não existe o certo e o justo. Está tudo errado nos dois conflitos.
Desgastante
Prefeitura se desgastou muito com um projeto lei que enviou à Câmara para regulamentar a classe dos motos taxistas e moto fretes na cidade.
Bastou que os interessados lotassem o plenário da Câmara e que os poucos vereadores da oposição protestassem para que o Executivo retirasse o projeto (os vereadores da situação também ficaram incomodadíssimos com essa polemica matéria em pleno ano eleitoral).
Dois temas a debater
Dois assuntos que a Prefeitura de Bragança tem que estudar e enfrentar – como é o último ano, deve ficar para a outra administração – é a relativa ao transporte coletivo (ônibus), e a Sabesp.
Ônibus: Tarifa zero?
Os ônibus estão funcionando muito mal, e a empresa alega que não investe por falta de viabilidade financeira. Alguns municípios no Brasil 99 dentre os 5.568 existentes (2% apenas) adotam a tarifa zero, pagam ou subsidiam tudo. Bragança provavelmente não terá condições econômicas para isso… São Caetano do Sul, (população equivalente), que tem uma arrecadação muito maior e território menor, adotou recentemente o sistema. Mas isso tem que ser debatido.
Sabesp
A Sabesp é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 375 dos 645 municípios do estado de São Paulo, inclusive Bragança Paulista. Como eles tem contrato em vigor e se aprovou o projeto de privatização da Sabesp é fundamental que se discuta sobre tais contratos (compensações, alterações etc.). Muitos municípios já estão debatendo e discutindo a questão com a Sabesp. Bragança ainda não.
Estádio Municipal
Observamos que já se iniciaram as obras de reforma do estádio municipal, por parte do Red Bull Bragantino. O gramado já foi todo retirado. Esperamos que as obras sejam feitas rapidamente.
Demora
Próximo a estação rodoviária no bairro do Matadouro, o transito é fechado constantemente no local onde existe uma ponte. As reclamações são constantes.
Juro que é verdade
Doze anos atrás. Eu estava em casa só, e de repente, me senti mal, começou a “virar tudo”, uma aparente labirintite.
Nunca tinha sentido isso (e nunca mais tive) e assustei. Peguei o telefone e liguei para o meu vizinho Daniel para ajudar. Ele veio imediatamente, me colocou no carro dele para ir ao pronto socorro. Nisso, para um carro, um cara me vê e diz que precisa falar comigo. Eu, mal… e o homem (meio “calibrado”) dizendo que precisava desabafar, contar como havia morrido um amigo dele. Eu tentando dizer que estava passando mal, mas o cara não parava de falar.
O Daniel, super surpreso com a situação inusitada, disse:
– NÓS ESTAMOS INDO PARA O HOSPITAL.
O homem retrucou:
– MAS EU ESTOU CONTANDO COMO MORREU MEU AMIGO.
Daí o Daniel disse:
– OLHA…. É MELHOR O SENHOR DEIXAR A GENTE IR, SENÃO O MARCUS VAI CONVERSAR COM SEU AMIGO PESSOALMENTE.
E, ligou o carro… e saiu.
*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador.
Contato: [email protected]
A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter