Leitores relatam falta de água em 20 bairros de Bragança Paulista
As reclamações da falta de abastecimento de água em Bragança Paulista aumentaram nos últimos dias. Os relatos de falta de água vão da Zona Norte à Zona Sul.
O descontentamento com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ocorre em meio ao seu processo de privatização. No momento, o Governo do Estado de São Paulo realiza consulta pública para debater o novo contrato de concessão.
Em Bragança Paulista, em 2020, o prefeito Jesus Chedid renovou o contrato com a Sabesp pelo período de 30 anos. O município recebeu na oportunidade R$ 35 milhões “para investimentos no município”, além de 4% do faturamento mensal da empresa de saneamento básico no município pelo mesmo período.
RECLAMAÇÕES DE NORTE A SUL
Nos últimos dias a redação do Jornal Em Pauta recebeu dezenas de reclamações, sobre falta de água nos seguintes bairros de Bragança Paulista: Altos de Bragança, Bom Retiro, Bosque das Pedras, Jardim Anchieta, Jardim Águas Claras, Jardim Amapola, Jardim Bonança, Jardim Comendador Cardoso, Jardim Europa, Jardim Santa Helena, Jardim São Miguel, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Nova Bragança, Jardim Sevilha, Lago do Moinho, Marina, Residencial das Ilhas, Residencial dos Lagos, Santa Luzia, Vila Aparecida, Vila Municipal, Parque Brasil e Torozinho.
Um considerável número de reclamações vem do bairro Vila Aparecida. O morador Vitor Irigogin, que trabalha em uma mecânica, relatou que mora no bairro a aproximadamente 5 meses e desde que se mudou tem enfrentado falta de água. “Piorou da semana passada para cá. Chegamos a ficar 3 dias sem água no último final de semana”, relatou.
Além da falta de água, principalmente aos finais de semana, a manicure Pâmela Lísia, moradora do Parque Brasil afirmou que a água tem chego em sua residência com muito cloro e aspecto sujo. “A água veio com uma aparência de terra quando fui lavar o quintal”, contou. Segundo Pâmela, no Parque Brasil no último final de semana faltou água e, por isto, ela enfrentou dificuldades para dar banho na sua filha, de apenas 1 ano.
Já no Altos de Bragança, a corretora de imóveis Stephanie Vilas Boas diz que a falta de água é ainda mais frequente. “Falta água todo santo dia. Está insuportável”. Ela conta que no grupo de WhatsApp do bairro, os moradores postam várias reclamações e protocolos realizados nos canais da Sabesp e nada é resolvido. “No domingo ficamos o dia todo sem água. E isto já são dois ou três domingos”, disse.
Outro relato é da Bruna de Souza, que possui uma lanchonete no bairro do Jardim Anchieta e depende da água no seu comércio. De acordo com ela, o problema tem ocorrido desde outubro do ano passado. “Falta mais em dias de semana. Mas no último final de semana, também acabou, principalmente no domingo, que é um dos principais dias de momento na minha lanchonete”.
De acordo com a comerciante, o problema de falta de água aparece, se resolve por alguns dias e volta, de forma rotineira.
SABESP NÃO SE PRONUNCIA
O Em Pauta entrou em contato com a assessoria de comunicação da Sabesp, solicitando um posicionamento da Companhia sobre as reclamações praticamente generalizadas em Bragança Paulista. A companhia chegou a solicitar informações complementares, mas não obtivemos retorno oficial até a publicação desta reportagem.
ATIBAIA TAMBÉM COM PROBLEMAS
Em Atibaia, o tratamento e a distribuição de água são de responsabilidade da SAAE (Saneamento Ambiental Atibaia), autarquia municipal. A autarquia é municipal, mas é órgão da administração indireta, com autonomia própria.
E os problemas enfrentados em Bragança Paulista com Sabesp, também tem ocorrido em Atibaia, com a SAAE,
“A SAAE Atibaia esclarece que o calor excessivo dos últimos dias vem ocasionando alto consumo, motivo de alerta constante nas campanhas da autarquia”, diz a autarquia. Sobre o final de semana, foi esclarecido que “houve um consumo ainda maior, o que comprometeu o nível dos reservatórios e causou falta d’água e baixa pressão nos locais mais altos e mais distantes da cidade”.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter.