Coluna do Marcus Valle e as estradas da região
Dica de livro
Um clássico do jornalismo – literatura policial é o livro “A Sangue Frio”, de TRUMAN Capote (tivemos filmes), Cia das Letras, 436 páginas.
O autor acompanhou a investigação de um crime escabroso, uma família (pai, mãe e 2 filhos adolescentes) assassinados numa fazenda dos EUA, em 1959.
Capote entrevistou os amigos das vítimas, pessoas do local, as autoridades, e os assassinos.
Durante 5 anos se dedicou a isso, e mostrou a versão de todos, inclusive a história dos personagens.
É um excelente livro. Imperdível para quem milita na área jurídica e ou, de segurança pública, psicologia e sociologia.
PM age contra som alto
Policia Militar, Guarda Civil Municipal, fizeram comandos em relação a veículos, constataram várias irregularidades 62 (direção perigosa, uso de álcool, falta de documentação etc.). Isso é excelente.
Também 9 veículos foram apreendidos e seus condutores autuados, por emitirem som altíssimo (poluição sonora). A Prefeitura corretamente apoiou a ação. Parabéns.
No entanto, carros de som em altíssimo volume, fazem propaganda da Festa do Peão e enaltecem a atuação e colaboração do prefeito Amauri e do deputado Edmir. Dai me perguntaram: – Isso pode?
Só se for poluição sonora seletiva.
Ônibus: Deficiência
Os serviços dos ônibus circulares continuam deficientes. Atrasos ônibus quebrado, redução de linhas, etc. Exemplo recente: 2ª feira, a linha Henedina Cortez – Santa Helena (122) não passou as 7h30 na Pires Pimentel. Todo mundo teve que pegar outro ônibus ir até a USF, e andar a pé.
Até quando?
Excelente ação
Acho ótima a ação da Prefeitura de destinar próteses e cadeiras de rodas a pessoas necessitadas. E também acho válido que a administração divulgue suas ações, inclusive pelos princípios da transparência e publicidade que deve nortear todos os governos.
A única coisa que discordo é que se faça solenidade pública da entrega do material às pessoas. Me parece uma exposição desnecessária e até invasiva para alguns.
Polêmica sobre
Nessa epidemia de dengue em todo país alguns municípios estão contratando empresas que introduzem na natureza, o “mosquito aedes egipty do bem”, modificado geneticamente e que irá eliminar os infectados (que não se reproduzirão).
Mas tal “solução” é discutível no meio científico, pois isso pode “in tese”, atrair outras espécies que também transmitem a dengue, e, ou criar espécies de grande resistência.
Estradas da região
Vimos várias notícias que mostram que o deputado Edmir Chedid tem se preocupado com as estradas da região (Bragança a Itatiba – Amparo – Guaripocaba – Piracaia – Socorro) onde tem ocorrido muitos acidentes.
Realmente, faltam muitas obras nessas rodovias.
Duplicação de trechos, acostamentos, ciclovias, segurança nos trevos, construção de retornos, sinalização, tudo isso é necessário, e, o que é pior já foi publicamente anunciado por várias vezes, nos últimos 10 anos. Tivemos notícias, reuniões oficiais (até na Câmara) para que as autoridades estaduais comunicassem como seriam as obras.
Mas… sempre ocorreram empecilhos e muito pouco foi feito.
É claro que todos (prefeitos, vereadores, deputado) querem essas obras e as reivindicam nesses anos todos.
Mas para acreditar que elas serão realidade, só quando iniciarem de fato.
Meio ambiente
Hoje, sábado teremos no Lago do Taboão uma excelente programação ligada ao Meio Ambiente.
É a mostra Itinerante “Plantas e Aves da Mata Atlântica”. O evento ocorrerá das 14h às 16h, na pracinha entre a Casa do Mel e o Jardim Japonês.
O Coletivo Sócio Ambiental Bragança Mais e a Prefeitura são responsáveis pelo evento.
Participarão alunos de 4 escolas que atuam com o projeto “De galho em galho”; “Plantar, passarinhar e educar” do Coletivo Sócio Ambiental Bragança Mais.
Rápidas
1-Todos perguntam e não há definição sobre quem serão os candidatos a prefeito e vice da situação (Grupo Chedid). Gi Borboleta, Amauri Sodré, Victor Hugo e Marquinho Chedid, são os nomes mais citados.
2- Plantas aquáticas proliferam no Lago do Taboão, Tanque do Moinho e Rio Jaguari.
3- Lago do Orfeu. Triste de ver vazio e sem vida. Tudo isso (mais de 3 anos de impasse) devido a intransigência da administração, que se recusou a negociar os moradores do bairro.
4- Estamos com cerca de 5 mil casos confirmados de dengue em Bragança. Isso impacta todo o sistema, e é altamente preocupante.
5-As aulas começaram em 15 de fevereiro. Mas o material escolar para as escolas municipais ainda não foi totalmente distribuído. Absurdo.
Juro que é verdade
As Faculdades de Direito fazem júri simulado (julgamentos de casos reais, onde trabalham estudantes fazendo papel de promotor e defensor).
Em um desses juris, era um caso de “aborto” e o estudante que fazia o papel de defensor, recebeu a orientação do professor para tentar a tese “estado de necessidade”.
O orientador disse que ele deveria ressaltar que a ré era “muito pobre”, tinha “pouco estudo”, já tinha cinco filhos e o marido tinha separado dela.
Formaram o júri, com alunos como jurados, um juiz de direito convidado para presidir e dois estudantes que funcionaram como advogado de defesa e promotor. Uma aluna (já uma senhora) foi convidada para ficar como ré.
Nos debates, o aluno “da acusação” pediu a condenação da ré, de forma vibrante, convincente.
O professor disse ao defensor que ele deveria ser firme nos argumentos, falando com convicção.
Ele estava “nervoso”, “pilhado”, mas estava indo bem na defesa. No final, apontou para a senhora que estava no papel da ré e disse: -NÃO PODEMOS CONDENAR ESSA COITADA. É UMA MISERÁVEL, POBRE E SEM FUTURO. UMA MULHER SOFRIDA, LARGADA, INFELIZ E… HORROROSA… MUITO FEIA. OLHEM A CARA DELA.
A aluna se mexeu na cadeira e o fuzilou com os olhos. A assistência percebeu e muitos começaram a disfarçar o riso.
A ré foi absolvida, mas numa ingratidão tremenda, ficou sem falar com ele o resto do curso.
*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador.
Contato: [email protected]
A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter
Os BARULHENTOS são eleitores do prefeito e do deputado,quem não gostar vote contra COMO EU