Capitão Bardoíno terá novo acesso ao Parque dos Estados
A Rodovia Capitão Bardoíno (SP-008), estrada que liga Bragança Paulista a Socorro, terá uma significativa mudança em um dos seus principais trevos, o que dá acesso aos bairros da Zona Norte de Bragança.
O atual trevo – alvo constante de reclamações, existente em frente ao Posto Sabella, que dá acesso a Rua Carlos Chagas, será fechado. O novo dispositivo para ir aos bairros Parque dos Estados, Planejadas, Jardim Bonança, entre outros, ocorrerá mais à frente, para quem segue no sentido Bragança/Socorro, após o prédio do antigo Poupatempo, pela Rua Dr. Cyro Berlinck.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo, “o retorno já existente na rotatória circular será remanejado para local, a 200 metros, no sentido de Pinhalzinho”.
E segundo o órgão do Governo do Estado, “a medida irá favorecer a circulação dos veículos retidos na rotatória, sem causar impacto no acesso ao bairro”.
Com relação ao prazo de conclusão das obras, o DER informou que este depende do remanejamento de dois postes de iluminação, de responsabilidade da empresa Energisa. O Em Pauta apurou que a previsão de conclusão é o fim deste semestre, ou seja, até junho.
Por sua vez, a concessionária de energia informou que “recebeu o ofício do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e encaminhou ao órgão o documental da obra a ser providenciado para que a concessionária possa dar o andamento aos trabalhos de remanejamento dos postes”.
DUPLICAÇÃO SEGUE SUSPENSA
Já a obra de duplicação da Rodovia Capitão Bardoíno, entre o km 91 e o km 105, entre os municípios de Bragança Paulista e Pinhalzinho, permanece sem sair do papel.
Em julho de 2021, ainda na gestão do ex-governador João Doria, o governo do Estado de São Paulo publicou a abertura de licitação para duplicação da SP-008. Em fevereiro de 2022, um mandado de segurança interposto pelo Consórcio inabilitado na licitação paralisou a contratação, já na gestão Rodrigo Garcia.
Em novembro de 2023, já sob o governo de Tarcísio de Freitas, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgou procedente a ação movida pelo Consórcio Adtranz/Paulitec, que suspendeu o processo licitatório. Com a decisão, a empresa que paralisou a licitação poderia participar do certame e havia a expectativa da retomada da contratação.
Todavia, até abril de 2024, a contratação permanece suspensa pelo Governo Tarcísio. “O processo aguarda desfecho da tramitação judicial, sem previsão de retomada”, informou o DER.
Imagem: Ricardo Bueno
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter