Praça Raul Leme será reformada e fonte será reativada
Depois de uma novela de mais de 4 anos, enfim, as obras de reforma das Praças Raul Leme e José Bonifácio irão sair do papel. Isto porque, durante solenidade realizada no início da tarde desta sexta-feira, dia 27, o prefeito em exercício, Amauri Sodré, deu a ordem de serviço para o início das obras, que devem estar em pleno andamento durante os festejos de final de ano e terminar até fevereiro.
A reforma e revitalização será feita pela Construtora Lettieri e o destaque do projeto fica por conta da reativação da fonte que existia no local e há anos foi transformada em jardim.
A assinatura da ordem de serviços contou, entre outros com a presença do deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, que é autor da emenda parlamentar que destinou os recursos ao município para realização da obra, em 2013, ainda na administração de Fernão Dias da Silva Leme.
O deputado estadual Edmir Chedid também acompanhou a solenidade.
O recurso para execução da obra é do Ministério do Turismo, que destinou ao município, R$ 243.750,00 enquanto que a Prefeitura irá arcar com uma contrapartidas de R$ 23.442,47.
A empresa terá até 120 dias para executar a obra, ou seja, deve terminar a mesma até o dia 27 de fevereiro de 2018 devendo o local estar portanto em reforma no período dos festejos de final de ano, quando o comércio abre até mais tarde, e o movimento na Praça aumenta, podendo também estar em reforma durante o Carnaval, que acontece no início de fevereiro de 2018.
Além da reativação da fonte, o projeto também contempla a instalação de novos bancos, a reforma do pergolado, com rampas de acessibilidade, impermeabilização da cobertura, pintura geral e revestimentos, além da limpeza geral, colocação de grama e arbustos dentro de projeto paisagístico, troca dos postes de iluminação, revitalização dos canteiros e do piso mosaico danificado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a solenidade, o padre Marcelo Falsarella, pároco da igreja Catedral ressaltou a alegria em ceder o espaço para a solenidade e reforça que será uma obra de grande valor para o município e para a comunidade.
Por causa da reforma, a empresa irá isolar a área com tapumes e fazer uma sinalização adequada, a fim de garantir a segurança da população.
Em 2015, Fernão Dias abriu uma licitação para reforma das Praças Raul Leme e José Bonifácio, mas em abril o edital foi suspenso a partir de apontamentos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, após denúncias de Patrícia Jorge, do grupo Chedid.
Em agosto daquele ano, a licitação foi reaberta, mas nenhuma empresa se candidatou para executar a obra.
Em abril de 2017, já na gestão de Jesus Chedid, a Prefeitura abriu uma nova licitação, que também não contou com interesse de nenhuma empresa.
No dia 9 de junho, uma outra licitação foi realizada e a empresa Construtora Lettieri sagrou-se vencedora da licitação. Apesar da homologação do certame ter ocorrido no dia 12 de junho, mais de 4 meses se passaram até a assinatura da ordem de serviço.