Evento em Bragança Paulista lembra Luta Antimanicomial no Brasil
No próximo sábado (25) a Associação dos Psicólogos de Bragança Paulista e Região (APSIBRAP) e a Atlética de Psicologia da Universidade São Francisco (USF) realizam evento para lembrar e comemorar a Luta Antimanicomial no Brasil.
O movimento se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deva isolar a pessoa com sofrimento mental.
Em Bragança Paulista, o encontro ocorre a partir das 10h de sábado, no Anfiteatro da FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista), localizada na Avenida Francisco Samuel Luchesi Filho, n° 770, na Penha.
Na oportunidade, haverá exibição do filme “O Holocausto Brasileiro”, seguido por uma mesa redonda envolvendo psicólogos e formandos para uma discussão sobre o tema. Serão fornecidos certificados mediante solicitação.
LUTA ANTIMANICOMIAL
Há 20 anos, o Brasil iniciou uma jornada designada “Luta Antimanicomial” ou a reforma psiquiátrica. Seguindo as propostas do psiquiatra italiano Franco Basaglia, a reforma teve como objetivo principal extinguir os chamados manicômios ou hospitais psiquiatrícos. Isto por conta destas instituições terem se tornado lugares de profunda degradação humana.
Centenas de pessoas foram condenadas a viver neste ambiente sem os cuidados mínimos necessários. A reforma trouxe a possibilidade dos hospitais psiquiátricos abrigarem o sujeito por um período específico e também trouxe os CAPS e as residências terapêuticas.
As inscrições continuam disponíveis no link: https:// docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefEqYxlOhwInyRAKP0u-KBHX6d5crD8GAVfnSqgRt2KJ62Zw/viewform
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter