Tapetes de Corpus Christi: tradição e criatividade em Bragança

Tapetes de Corpus Christi: tradição e criatividade em Bragança

Atualizada no dia 30/5

Nesta quinta-feira (30), é feriado de Corpus Christi, e em Bragança Paulista, ao menos três paróquias confeccionarão os tradicionais tapetes para as procissões. A confecção dos tapetes acontecerá de forma bem diferente uma da outra.

Na Paróquia de Nossa Senhora da Esperança, no Parque dos Estados e na Paróquia de São Benedito, na Vila Bianchi, será usado o método tradicional de serragem, pó de café e casca de ovos. Já na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, as ruas do centro receberão tapetes entre as igrejas Catedral e Rosário pintados em rolos de papelão.  Os tapetes foram pintados por diversas voluntárias, sob o comando da artista Zezé Duarte.



Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição profundamente enraizada na cultura católica. Originalmente, são confeccionados com serragem e sal colorido. Com o passar dos anos, no entanto, passaram a ser feitos com pó de café, areia e outros materiais.

Em algumas comunidades e cidades, essa tradição foi se perdendo ao longo do tempo. Na região central de Bragança Paulista, um dos motivos foi o fato de que a maioria dos prédios entre as igrejas Catedral e Rosário agora são comerciais. Antigamente, cada morador no trajeto entre as igrejas enfeitava a frente de suas casas, tornando todo o caminho colorido.

Outra dificuldade para a confecção dos tapetes de serragem entre as igrejas é o fato de que seria necessário interditar a rua por muito tempo, causando transtornos ao trânsito no centro da cidade e inviabilizando a decoração.

A artista Zezé Duarte contou a reportagem do Em Pauta, que encontrou o Padre Marcelo em outubro do ano passado e ele compartilhou seu sonho de fazer o tapete de Corpus Christi. No entanto, era inviável fechar as ruas do centro de madrugada. Ele perguntou a Zezé: “Você não tem alguma ideia do que podemos fazer?”

Inquieta, Zezé pensou em pintar rolos de papelão sanfonados de obras. A ideia era pintar o papelão antes e, no dia da procissão, apenas desenrolá-los. Embora trabalhoso, seria mais viável.

Zezé Duarte aceitou o desafio proposto pelo Padre Marcelo Falsarela e pelo Bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo de criar um tapete florido. Ela fez um teste, apresentou ao padre e, a partir de então, colocou a mão na massa.

Primeiro, ela iniciou uma vaquinha para comprar o papelão, as tintas e os materiais necessários. Depois, com a ajuda do padre, mobilizou a comunidade.

“Formamos um grupo de quase 30 mulheres. Íamos todas as tardes pintar. Fiz um molde, que era só riscar o desenho, e ficava fácil para qualquer um desenhar”, disse Zezé. O grupo trabalhou durante um mês.

O tapete tem 1,20 m de largura e 50 m de comprimento por rolo, totalizando 500 metros. Zezé também pintou mais três tapetes com o tema de Corpus Christi, com a ajuda de seu neto, que serão colocados na saída, no meio e no fim da procissão.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Bragança Paulista fechará a Rua Cândido Rodrigues às 14h para que os tapetes possam ser colocados no local. No entanto, as vagas de estacionamento, a princípio, não serão interditadas antes desse horário.

Zezé Duarte pede a compreensão dos comerciantes, moradores e motoristas em geral para que estejam atentos ao horário e, se possível, retirem seus veículos do trecho, se necessário, antes ou apenas após a procissão, para não danificar o trabalho feito com amor e carinho pelas voluntárias.

A procissão acontecerá após a Missa de Corpus Christi que está marcada para às 16h na Catedral. Os fiéis irão da Catedral até a Igreja do Rosário.

Tradição mantida há mais de 30 anos

Já na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Parque dos Estados, o envolvimento da comunidade é fundamental para que a tradição do tapete seja mantida há 35 anos. A expectativa é que entre 50 a 80 pessoas participem da confecção do tapete. O tapete é uma tradição no bairro e só não foi confeccionado em 2020 e 2021 por causa da pandemia.

As atividades de Corpus Christi terão início na igreja às 6h, com uma oração. Em seguida, às 6h30 haverá um café comunitário para que às 7h a comunidade possa dar início à confecção dos tapetes.

A missa acontece às 16h no Ginásio Rubens Batazza e é de lá que sai a procissão até a Igreja de Nossa Senhora da Esperança. No trajeto inteiro haverá o tapete de serragem, feito com amor, fé e muita dedicação de fiéis voluntários.

O padre Luciano Alves dos Reis ressalta que o evento é organizado pelas pastorais e movimentos da igreja.  “Essa tradição recorda a entrada de Jesus em Jerusalém, no qual as pessoas estendiam seus mantos e ramos para o messias passar. Nesta Solenidade é o próprio Jesus, presença real na Eucaristia, que irá passar e abençoar nossas casas e famílias”, acrescenta.

Paróquia de São Benedito

 

Na Paróquia de São Benedito, na Vila Bianchi, os fiéis também são fundamentais pra a decoração e os tapetes são feitos de forma tradicional. A decoração teve início às 5h de quinta-feira (30) e enfeita as ruas nas proximidades da igreja, por onde a procissão passará.

A Missa de Corpus Christi está marcada para às 15h. A procissão acontece na sequência e passa pelas Ruas Voluntário Cícero Lamartine, Voluntário Antonio dos Santos, Voluntário Dulcídio de Camargo e Avenida Lindóia.

Para a confecção do tapete de 320 metros, a comunidade usou serragem, pó de café, areia, casca de ovo e sal grosso. Antes do início dos trabalhos foi servido um café aos participantes.

Outras celebrações

A Paróquia de Santa Terezinha, por sua vez, convidou os moradores do bairro de mesmo nome, que moram nas ruas Arthur Bernardes, Prudente de Moraes e Afonso Ferreira a enfeitarem a frente de suas casas, para acolher Nosso Senhor Jesus Cristo, na Procissão de Corpus Christi. A procissão acontece nesta quinta-feira (30) depois da missa das 17h.

A procissão sairá da igreja pela Rua Arthur Bernardes em direção a Rua Prudente de Moraes. Em seguia, passa pela Rua Afonso Ferreira e retorna pela Rua Arthur Bernardes até a igreja.

Já na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida haverá Missa às 8h e exposição do Santíssimo, o qual estará na paróquia para adoração durante todo o dia. Às 17h também haverá Missa seguida de procissão e Benção do Santíssimo.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *