OAB realiza alerta sobre fraudes bancárias
A 16ª Subseção da OAB/SP de Bragança Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti e Vargem divulgou uma cartilha e emitiu alerta sobre o aumento de fraudes bancárias.
“Nos últimos tempos, houve um aumento significativo nos casos de fraudes bancárias, com criminosos utilizando técnicas como a clonagem de WhatsApp para extorquir dinheiro de suas vítimas”, informa o órgão.
“Diante dessa situação, como suporte à advocacia, a OAB São Paulo elaborou uma cartilha contendo orientações essenciais, estratégias de prevenção e canais de denúncia para enfrentar essa prática criminosa”, diz a OAB.
Conforme informado, um dos golpes mais comuns é a fraude em que criminosos se passam por advogados legítimos, solicitando pagamentos via PIX sob falsas alegações.
A cartilha está disponível no site da OAB/SP. O material explora os diferentes métodos utilizados pelos golpistas e oferece diretrizes claras sobre como proceder com denúncias criminais. Incluindo a importância de registrar um boletim de ocorrência e reunir evidências como capturas de tela e testemunhos.
A cartilha fornece ainda orientações específicas para esses casos, reforçando a importância de verificar a autenticidade das solicitações de pagamento e de utilizar apenas os canais oficiais de comunicação com seus advogados.
ALERTA À POPULAÇÃO:
- Nenhum pagamento deve ser realizado sem a confirmação de que se trata de uma solicitação legítima de seu advogado.
- Utilize exclusivamente os canais oficiais de comunicação para qualquer transação.
- Em caso de suspeita de golpe ou se já tiver sido vítima, providencie prints da tela da conversa onde apareça o número do celular do golpista, salve toda a conversa e faça imediatamente um Boletim de Ocorrência.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter