JTP: Prefeitura diz que realiza fiscalizações “regulares e eventuais”
Repercute em Bragança Paulista a medida da Prefeitura, que libera a empresa JTP Transportes aumentar a idade média de sua frota. E colocar à disposição da população uma frota de ônibus mais velha.
Conforme publicado na Imprensa Oficial, a gestão do prefeito Amauri Sodré flexibilizou os atuais 66 meses (5 anos e meio) da idade média da frota da JTP, para 84 meses (7 anos).
NOTA DE CONFIRMAÇÃO
Na manhã desta sexta-feira (2) a Secretaria de Comunicação da Prefeitura publicou uma Nota de Esclarecimento sobre a reportagem do Em Pauta, na qual confirma as informações divulgadas pelo veículo de comunicação.
“O contrato foi aditado para alterar a idade média da frota de 66 meses para 84 meses, reduzindo a pressão sobre o valor da tarifa de remuneração, que reflete o custo real do transporte público, porém mantendo a tarifa paga pelo passageiro em R$4,50”, diz trecho da nota.
Conforme informado pela Prefeitura, a medida acontece agora devido a revisão contratual com a JTP Transportes, Serviços, Gerenciamento e Recursos Humanos Ltda.
“O contrato de concessão do serviço de transporte público municipal prevê a revisão contratual a cada três anos, sendo que a primeira foi feita em outubro/2023. Nessa revisão é feito o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato”, diz a SECOM.
VEÍCULOS COM ATÉ 10 ANOS DE USO
Ainda sobre a idade média da frota, a Prefeitura acrescentou que “a idade máxima permitida de cada veículo não foi alterada, permanecendo em 120 meses”. Mas confirmou a alteração da idade média, que na prática, fará com que os usuários tenham à sua disposição uma frota mais velha em Bragança Paulista.
Entre as consequência de ter uma frota com mais tempo de vida, estão as quebras durante viagens.
FISCALIZAÇÃO DA JTP
E sobre a fiscalizações destas viagens diárias, a SECOM afirmou que “a Administração Municipal continua fiscalizando o estado de conservação da frota de ônibus, com vistorias regulares e eventuais dos veículos do transporte público”.
CEI PARA INVESTIGAR CONTRATO NUNCA SAIU DO PAPEL
Nos anos de 2022 e 2023, os vereadores Miguel Lopes e Quique Brown tentaram instalar a ‘CEI da JTP’ na Câmara Municipal, para investigar o contrato do transporte coletivo. Todavia, nunca obtiveram as assinaturas necessárias. Para que a Comissão Especial fosse instaurada, de acordo com o Regimento Interno, seria necessária a adesão de um terço dos vereadores, ou seja, sete deles.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter