Extrema realiza neste sábado o 3º Festival LGBTQIAPN+
Cidade mineira é palco de agenda cultural para promover a inclusão, respeito e o fortalecimento da comunidade LGBTQIAPN+
Nesta semana, Extrema está recebendo a 2ª Semana da Diversidade, organizada pela Associação Coletivo LGBT+ de Extrema. Com uma programação cultural que busca promover a conscientização sobre os direitos da comunidade LGBTQIAPN+ e inclusão. Para coroar o evento neste sábado, acontece o 3º Festival LGBTQIAPN+.
A Associação Coletivo LGBT+ de Extrema, foi fundada em 2021 e reconhecida como Entidade de Utilidade Pública neste ano, pelo seu crescimento e impacto na sociedade.
Nesta edição, o tema central da Semana da Diversidade é “Educação sem preconceito: Construindo um futuro inclusivo”. A programação incluiu palestras com especialistas, shows, exposições e o 3º Festival LGBTQIAPN+ de Extrema.
De acordo com Braiam Oliveira, responsável pelo coletivo, o principal objetivo deste projeto é “refletir sobre a homofobia e transfobia no ambiente escolar, visando com isso nortear os profissionais de ensino a construírem uma sala de aula mais inclusive, contemplando toda a diversidade sexual e de gênero”.
Para isso, profissionais da educação e especialistas em diversidade sexual e de gênero discutirão a importância de criar ambientes escolares inclusivos e livres de preconceito.
A semana também contou com shows de artistas LGBTQIAPN+, além de apresentações de dança, teatro e artes visuais. O festival é um dos destaques da programação, com diversas atrações para todos os públicos.
Braiam explica que o evento busca promover a conscientização sobre a importância do respeito às diferenças e a necessidade de combater a LGBTfobia “proporcionando um espaço seguro e acolhedor para a comunidade LGBTQIAPN+, a iniciativa contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária” afirma Braiam.
Nesta sexta-feira (2) às 19h30 acontece u Sarau Delas, que contrá com um show da Tatá Black e DJ Tupya, além de uma exibição de artes criadas por mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.
A programação acontecerá no Cine Teatro Fábio Andrade de Oliveira, que fica no Parque de Eventos, localizado na Avenida Delegado Waldemar Gomes Pinto e a entrada é gratuita.
Já no sábado (3) o 3º Festival LGBTQIAPN+ de Extrema ocorre às 18h30 no Parque de Eventos de Extrema, com apresentações de canto, dança e arte drag, e encerramento com um show da cantora Jaloo. O evento contará com barracas de comida e bebida, espaço coberto e estacionamento gratuito.
O 3º Festival LGBTQIAPN+ de Extrema tem como objetivo dar visibilidade à população LGBTQIAPN+ e promover a conscientização sobre direitos humanos e combate à LGBTfobia.
Para mais informações acesse o Instagram: @coletivolgbtextrema.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter