Alunos da Escola Paulo Silva realizam ação do ‘Agosto Lilás’
Na última semana, alunos da Escola Estadual Professor Paulo Silva, de Bragança Paulista, realizaram uma atividade de conscientização sobre o ‘Agosto Lilás’.
O ‘Agosto Lilás’ é uma campanha que visa a conscientização sobre violência contra as mulheres. A campanha ocorre durante todo o mês e tem como objetivo principal sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater a violência de gênero.
O Em Pauta conversou com a professora Helena Battazza, vice-diretora da escola, que explicou que esta ação faz parte do “Projeto Cores”, desenvolvido na Escola Paulo Silva durante todo o ano. O cronograma é definido ainda no início do ano e estabelece quais séries trabalharão um assunto diferente, mês a mês. Para conscientização de diversos temas de interesse público.
Portanto, em agosto, a pauta é a violência contra as mulheres.
De acordo com a vice-diretora, aproximadamente 60 anos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram das 3 etapas do projeto.
O PROJETO
A 1ª etapa é a conscientização sobre o assunto que é abordado pelos professores em sala de aula e a importância de se tratar daquele tema naquele mês e chamar a atenção de toda a sociedade para a questão.
Em seguida, na 2ª etapa, os alunos elaboram os materiais que serão utilizados nas intervenções externas e desenvolvem suas habilidades criativas.
E por fim, na 3ª etapa, colocam em ação tudo que aprenderam e se conscientizaram sobre o tema e vão às ruas conversar com as pessoas, realizar abordagens educativas em semáforos e entregar material didático.
“Com certeza a participação dos meninos é muito importante, pois infelizmente os índices de violência contra a mulher só aumentam. E as meninas precisam saber da existência de leis que as protegem”, disse Helena.
Aliás, a “Projeto Cores” é desenvolvido na Escola Estadual Paulo Silva pela diretora Ieda Dependor, pela vice-diretora Helena Battazza, pelo coordenador Hercules Clebio de Lacerda, pela coordenadora Noemia Aparecida Moreira de Oliveira. Nesta atividade de agosto, atuaram os professores Aldir Lima de Araújo, Felipe Scorza e Alice Carvalho Pires de Godoy.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter