Casarão Julia Ferraz oferece oficina de conservação de acervos
No sábado (31) às 10h30, o Casarão Julia Ferraz, patrimônio histórico de Atibaia com mais de 240 anos, abre as portas para uma oficina gratuita sobre conservação de acervos. A atividade, destinada ao público a partir de 16 anos, é uma oportunidade única de aprender sobre a importância da preservação de documentos históricos e como cuidar do seu próprio acervo em casa.
A oficina será ministrada pelas especialistas Mariana Boujadi, museóloga, e Bárbara Zmekhol, restauradora, responsáveis pela organização e conservação do acervo bicentenário do Casarão.
Na parte teórica, as participantes e participantes aprenderão sobre conceitos básicos de conservação e restauro, como acondicionamento, higienização e proteção de materiais. Na prática, serão ensinadas técnicas para cuidar de documentos, livros e fotografias.
O acervo do Casarão Julia Ferraz que fica na R. José Lucas, 11, no centro de Atibaia, é uma verdadeira cápsula do tempo, com itens que datam dos séculos XVIII, XIX e XX.
Lembrando que a oficina será realizada no próprio espaço onde o acervo está guardado, permitindo que os participantes tenham contato direto com materiais históricos e compreendam a importância de preservá-los para as futuras gerações.
Para tirar dúvidas ou obter mais informações, acesse o Instagram @casaraojuliaferraz ou entre em contato através do telefone (11) 99750-2378.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter