Coluna do Marcus Valle e a corrupção

Coluna do Marcus Valle e a corrupção

*Por Marcus Valle

1- Corrupção: Todas as áreas

Em todas as atividades profissionais temos gente honesta e desonesta (advogados, médicos, dentistas, policiais, operários, balconistas, engenheiros etc.). A maioria é honesta. Mas temos a cultura “de levar vantagem” que muita gente adota em nosso país.

É claro que quem exerce determinadas atividades, tem maiores facilidades e oportunidades de fazer coisas erradas, e obter vantagens indevidas.

2- Corrupção na política

Na classe política, infelizmente há muita corrupção, o índice é alto. Mas isso não significa que todos sejam desonestos. Ao contrário, tem gente séria na política, e é a maioria.

Mas os desonestos são eleitos, muitas vezes por eleitores que não se importam, votam para obter vantagens ou favores, ou então não se informam e nem se interessam em saber quem vão eleger.

3- Corrupção: Na justiça

Estouraram várias suspeitas de corrupção de magistrados nos últimos anos (TJ-SP) (TJMS) (TJMA) e recentemente STJ (magistrados e ou assessores). Isso assusta a população e macula a credibilidade do Poder Judiciário junto à população.

No entanto temos 19 mil magistrados (Juízes estaduais, federais, ministros do STJ, desembargadores etc.).

Se considerássemos que é uma minoria absoluta (e é) por exemplo, 1% de corruptos e 99% de honestos, teríamos 190 desonestos.

4- Corrupção: Entre os pobres

No RJ existem 1 milhão e 400 mil pessoas morando em favelas 900 mil entre adolescente e adultos.

O número de policiais no estado é de 42 mil.

Se 90% dos moradores das favelas fossem honestos e só 10% fossem criminosos, teríamos 90 mil bandidos.

Não temos isso… se tivéssemos, seria impossível enfrentar, seria mais que o dobro do efetivo policial. Calculo que menos de 3% (apesar de todas as dificuldades econômicas e de desproteção do estado) são meliantes.

5- Pesquisas acertaram

Pesquisas de institutos confiáveis (Data Folha, Quaest, etc.) acertaram todos os resultados do 2º turno para prefeito.

6- Pesquisas: Depende de quem faz

Mas institutos de pesquisa de “fundo de quintal” como as que foram divulgadas em Bragança ficaram desmoralizados. Aqui falava-se de 65 contra 20%, e foi 49 a 47%.

E pode ter influído no resultado… indiretamente.

7- PSD e direita moderada

Nas eleições 2º turno o PT e a esquerda não foram nada bem, ganharam em apenas numa capital, Fortaleza.

Mas a direita (Centrão) se saiu melhor (PSD, principalmente) que a extrema direita, que só venceu em Cuiabá.

8- Lago da Hípica

Lago da Hípica, recém-inaugurado (ficou bonito o local), teve problemas em pouco tempo.

Faltou iluminação por vários dias, e suas já águas mostram sinal de poluição… peixes mortos e sujeira.

9- Lagos: Diminuindo profundidade

Aliás, os lagos urbanos estão todos com problemas de assoreamento (profundidade reduzida, muita lama) e proliferação de plantas aquáticas (sinais de poluição). Margens bonitas, mas volume d’ água diminuído. Tanque do Moinho, Hípica, Santa Helena, Taboão estão cada vez mais aterrados, assoreados.

10- Lago do Orfeu: Triste

E o Lago do Orfeu? Há 6 anos, por teimosia dos homens da Prefeitura, optaram pelo necessário reparo da barragem, com o projeto mais caro invasivo e destrutivo da flora e fauna.

Resultado… até agora nada foi feito e o local irá ficar pior… menos natural.

11- Trânsito

Nosso trânsito continua moroso, confuso, cheio de multas, excesso de zona azul, falta de estacionamento, e acima de tudo: Perigoso. Já tivemos esse ano 28 mortes nas áreas urbanas e estradas da região. Grande parte ocorreu por erros humanos, mas erros técnicos também colaboram para que os acidentes e a confusão no trafego aumentem.   

11- Juro que é verdade

Certa vez apareceu no meu escritório um profissional de outra cidade que marcou uma consulta para conferir uma situação. Ele explicou que embora fosse advogado, não militava na área, mas por insistência do seu irmão, foi defender o sobrinho num caso de lesão corporal grave (agressão).

Contou ainda que o juiz havia condenado o garoto a 1 ano de reclusão em regime fechado, embora ele nunca tivesse qualquer antecedente criminal.  Eu disse a ele que a condenação me parecia correta, mas que o Tribunal, num recurso, certamente, mudaria o regime FECHADO para o ABERTO, o que salvaria o rapaz da prisão.

Ele perguntou se eu poderia ajudá-lo no recurso e eu disse que sim, daí ele fez uma pergunta que me assustou: -O PRAZO DO RECURSO É 15 DIAS… NÉ? Eu disse que eram 5 dias.

Daí …com um simples som, ele conseguiu exprimir pânico, tristeza e decepção. Olhou para mim e disse: – IHHH

 

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *