Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência é inaugurado
Foi inaugurado em Bragança Paulista na última semana o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV).
O espaço fica na Rua Dr. Tosta, nº 224, no Centro. E através de uma parceria do Ministério Público de São Paulo, com a Universidade São Francisco (USF) e Prefeitura de Bragança, oferece assistência jurídica, psicológica, social e de saúde a vítimas de crimes e seus familiares.
INAUGURAÇÃO
A cerimônia de inauguração contou com representantes do meio jurídico, como o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa. E o coordenador do NAVV de Bragança Paulista, promotor Rogério Filócomo Júnior.
“Esse espaço representa nosso esforço na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. A violência afeta toda a família das vítimas e o compromisso do Ministério Público é com as vítimas. Além da busca por justiça, é nossa obrigação moral prestar esse atendimento”, disse o Procurador-Geral.
“As parcerias são importantes, inclusive, assinamos uma carta de intenções entre a OAB e o NAVV para atendimento jurídico das vítimas. O NAVV será administrado de mãos dadas”, complementou o promotor Filócomo Júnior.
Já a professora Dra. Patrícia Teixeira Costa, diretora do Campus da USF de Bragança Paulista, representou a Reitoria e ressaltou o trabalho que os professores e alunos de Psicologia farão no espaço. “É uma grande oportunidade para nossos alunos e professores, já capacitamos nossos estudantes para esse atendimento e acreditamos que a psicoterapia pode ser mediadora no atendimento às vítimas de violência”, disse.
Portanto, o núcleo tem por objetivo fornecer um atendimento humanizado às vítimas, indo além da proteção contra o agressor, oferecendo acolhimento e suporte especializado.
De acordo com a SECOM, a estrutura do prédio passou por uma ampla reforma para garantir acessibilidade e segurança, com obras que incluíram a instalação de rampa e piso podotátil. Além disso, ocorreu a construção de um banheiro acessível e melhorias no sistema de combate a incêndios.
Em breve, um formulário para atendimento deve ser disponibilizado no site do Ministério Público, assim como ocorre em outros municípios.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky