Consórcio do Circuito das Frutas elege novo presidente
Na quarta-feira (8), o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, que contempla cidades da Região Bragantina, elegeu sua nova diretoria para o biênio 2025/2026.
O consórcio é composto pelas cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo e tem como foco o Turismo Rural e a valorização da produção local.
O prefeito de Itupeva, Rogério Cavalin, foi escolhido para assumir a presidência, com o prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, como vice-presidente. O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco é o secretário financeiro, enquanto o prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira é o secretário executivo.
Além da eleição da nova diretoria, durante a reunião foram discutidos os balanços financeiros, propostas de alteração do estatuto do consórcio e o agendamento de futuras reuniões ordinárias do Conselho de Prefeitos.
A gestora de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, ressaltou a importância da participação do município no consórcio. “O turismo, principalmente, se beneficia muito com o fortalecimento do relacionamento entre os municípios e a divulgação da nossa marca regional. Nosso turismo rural tem crescido de forma exponencial desde a criação do Consórcio”, afirmou Marcela.
Duas reuniões já estão agendadas: uma para o dia 4 de junho, em Itatiba, e outra para o dia 3 de dezembro, em Jundiaí, com a finalidade de continuar o trabalho de integração e desenvolvimento da região.
O prefeito de Morungaba, Luís Fernando Miguel manifestou, durante seu pronunciamento, o interesse em promover uma alteração na fruta símbolo da cidade.
Atualmente, o maracujá representa Morungaba no Circuito das Frutas, mas o prefeito propôs substituí-lo pelo café. “Gostaríamos de valorizar a cultura cafeeira de nosso município, que conta com diversas fazendas tradicionais e marcas próprias no comércio local”, afirmou.
Segundo a Prefeitura de Morungaba, em 2004, quando o município passou a integrar o Circuito das Frutas, o maracujá realmente era a fruta que representava a cidade, porém sua produção acabou diminuindo e atualmente não há uma produção expressiva na cidade. Por outro lado, o prefeito justifica que o café sempre fez parte da história de Morungaba.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky