Fotógrafa Karina Iliescu apresenta exposição ‘Trabalhadores’ em Atibaia

Fotógrafa Karina Iliescu apresenta exposição ‘Trabalhadores’ em Atibaia
Foto: Karina Iliescu

A exposição fotográfica ‘Trabalhadores’, da fotógrafa Karina Iliescu, segue em Atibaia até o dia 31 de janeiro.

Karina instalou as obras em pontos estratégicos da cidade, permitindo que tanto o público local quanto os visitantes confiram a mostra urbana.

Desde fevereiro de 2025, a fotógrafa e documentarista retrata trabalhadores que enfrentam jornadas de 12 horas sem folga, destinos incertos pela informalidade, acidentes no trabalho, idosos que se aposentam mas continuam trabalhando, migrantes e imigrantes, mães solo, profissionais da cultura, do campo e empregados sob regime CLT.

A exposição revela que, embora os trabalhadores atuem em áreas distintas, quase todos compartilham sintomas semelhantes: endividamento, baixos salários e o alto custo de vida, que gera dependência financeira permanente.

“Se tudo o que temos, vemos nessas ruas e consumimos passa pelas mãos dos trabalhadores, por que a riqueza permanece tão distante?”, questiona a artista em sua proposta fotográfica.

A mostra urbana promove o diálogo entre arte e cotidiano e ocupa pontos estratégicos de Atibaia. Karina disponibiliza um mapa digital com todos os locais de instalação, acessível por QR Code. Além disso, cada fotografia traz audiodescrição.

O público pode apreciar o trabalho de Karina Iliescu na rotina diária de Atibaia ou realizar uma tour pelas instalações para mergulhar na proposta da fotógrafa.

LOCAIS DE EXPOSIÇÃO

Os locais de Atibaia que recebem as obras são:

  • Escadão da Via Sacra — Parede de pedras
  • Terminal Rodoviário do Centro — Espaço interno
  • Centro Cultural Reginaldo Ângelo Ferreira (Av. Jerônimo de Camargo) — Parede externa lisa
  • Muro da Jerônimo de Camargo
  • Casa do Samba — Parede externa
  • Terminal Rodoviário Jardim Imperial — Parede externa
A FOTÓGRAFA

Karina Iliescu atua como fotojornalista, documentarista e professora. Formou-se em Tecnologia em Fotografia pelo Senac Lapa Scipião e hoje leciona no curso de fotografia da UNIFAAT. Colabora com reportagens, documentários e fotografias em veículos nacionais e internacionais. Concluiu os níveis I e II da VII Academy e realizou capacitação em ambientes hostis (HEFAT) pela IWMF, na Cidade do México. Também roteirizou e dirigiu o curta-metragem Pra não deixar o samba morrer (2024).

Seus projetos abordam direitos humanos, violações enfrentadas por grupos historicamente marginalizados, a condição dos trabalhadores e a proteção do meio ambiente. Em 2025, recebeu o prêmio do projeto Especial Mata Atlântica, concedido pelo MIS.

A exposição ‘Trabalhadores’ integra o Chamamento Público para Seleção de Projetos, que firma termo de execução cultural com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), e segue em desenvolvimento de forma independente.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter