Coluna da Vanessa Nogueira: o espírito de Natal e a urgência da Cultura

*Por Vanessa Nogueira
O espírito do Natal e a urgência da Cultura ainda em 2025!
📰Olá, queridos leitores e leitoras do Bragança em Pauta! Que alegria, e que responsabilidade, estar com vocês nesta última coluna antes do Natal. É um momento de pausa, mas que nos impõe uma reflexão profunda sobre o ano que se encerra e os desafios que nos aguardam.
O ano de 2025 foi, para a nossa Bragança Paulista, um período de contrastes. Por um lado, mantivemos o foco em temas cruciais que trouxemos a esta coluna semanalmente: o acompanhamento minucioso da política local, com a análise da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026 e os impactos da reforma tributária que, inevitavelmente, reconfiguram o tabuleiro econômico municipal.
Por outro, continuamos a dar voz às questões sociais mais sensíveis, reforçando a importância da rede de apoio no combate à violência contra a mulher e a conscientização em saúde pública, como o Outubro Rosa.
No entanto, é preciso ser honesta com o leitor: 2025 foi um ano aquém do esperado no que tange à efervescência cultural e de eventos que a nossa cidade merece.
Sentimos falta daquele pulsar que movimenta a economia, o turismo e, principalmente, a alma do bragantino. A cultura não é apenas entretenimento; é um motor de desenvolvimento e um pilar de identidade.
E é neste ponto que a urgência se impõe. Estamos com o tempo se esgotando para a publicação da Lei Municipal de Cultura, um marco que prevê a destinação de R$ 600 mil anuais para o fomento da produção cultural local. Esta lei não é um favor, mas sim um investimento estratégico e um reconhecimento do valor inestimável dos nossos artistas e produtores. A sua não publicação ou o seu adiamento representará um retrocesso inaceitável e um desrespeito à classe artística que tanto contribui para a riqueza de Bragança. É hora do Executivo agir com a celeridade e a responsabilidade que o tema exige.
Um Feliz Natal e o desejo de um 2026 mais ativo ✨🎄
Chegamos à época mais mágica do ano. Que o espírito natalino inunde cada lar em Bragança e em toda a nossa região. Que possamos renovar a esperança, a solidariedade e o compromisso com um futuro mais justo e, sim, mais ativo e culturalmente rico.
Desejo a todos um Feliz Natal, repleto de paz, saúde e momentos inesquecíveis ao lado de quem amamos. Que a luz desta data nos inspire a sermos agentes de mudança positiva em 2026, cobrando e construindo a cidade que sonhamos.
🗺️Dica de Viagem: o Rio de Janeiro e a promessa do Carnaval 2026
E já que estamos falando de futuro e de efervescência, que tal começar a planejar a primeira grande viagem de 2026? A dica de hoje é para quem sonha em vivenciar a maior festa popular do planeta: o Carnaval.
O Carnaval de 2026 está marcado para acontecer entre os dias 13 e 17 de fevereiro. E aqui vai a primeira e mais importante dica: para aproveitar a Cidade Maravilhosa em seu ápice, o planejamento deve começar agora, antes que os preços decolem e as melhores opções se esgotem.
Imagine-se no Sambódromo, testemunhando a magia e a grandiosidade dos desfiles das Escolas de Samba nos dias principais, 15 e 16 de fevereiro. A energia é indescritível, mas os ingressos são disputadíssimos. Ou, se preferir a folia mais democrática, prepare-se para mergulhar na multidão colorida e alegre dos blocos de rua. Do tradicional Cordão da Bola Preta à irreverência da Banda de Ipanema, o Rio oferece uma festa para todos os gostos, e o melhor: a maioria é gratuita.
A chave para uma viagem tranquila é a antecedência. Garanta sua hospedagem em bairros estratégicos, com fácil acesso ao metrô, que é o seu melhor amigo durante a folia. Reserve passagens aéreas ou rodoviárias o quanto antes. E, claro, não se esqueça de intercalar a folia com a beleza natural da cidade: uma visita ao Cristo Redentor, ao Pão de Açúcar e um mergulho nas praias icônicas de Copacabana e Ipanema são obrigatórios.
O Rio de Janeiro no Carnaval é uma experiência que transcende a festa; é um mergulho na cultura e na alegria do povo brasileiro. Comece a planejar, e garanto que será uma viagem inesquecível!
Um grande abraço e até a próxima coluna!
[email protected]
@VanessaNogueiraBP
*Vanessa Nogueira é Bacharel em Turismo, consultora, docente, assessora regional-SETUR e sua parceira na construção de uma Bragança melhor!
Para conferir as colunas anteriores da Vanessa Nogueira clique aqui.
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter





