Companhia Pequeno Teatro do Mundo se apresenta neste final de semana

Companhia Pequeno Teatro do Mundo se apresenta neste final de semana
Foto: Lais Cupoli

A companhia Pequeno Teatro do Mundo apresenta neste final de semana, nos dias 3, 4 e 5 de abril, o espetáculo ‘Batalha Oroboro’, marcando sua primeira montagem voltada ao público adulto.

As apresentações acontecem no Teatro Segundo Ato, às 20h, na sexta (3) e no sábado (4) e às 18h no domingo (5). Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo número (11) 97089-0051, com Júlia, mediante disponibilidade.

Inspirada nas batalhas de rima contemporâneas, no repente nordestino e na trajetória do poeta Cego Aderaldo, a obra propõe um encontro potente entre tradição e modernidade por meio da poesia improvisada.

A narrativa acompanha Lyz, uma jovem MC cega, e seu avô, um poeta repentista que migrou para São Paulo. Em cena, o diálogo entre os dois revela diferentes visões sobre a arte do improviso, aproximando gerações e linguagens em um embate simbólico que atravessa o tempo. A proposta evidencia como passado e presente se conectam por meio da palavra, do ritmo e da expressão artística.

Encenado com marionetes de fio, o espetáculo vai além da força do texto e incorpora elementos visuais e musicais que reforçam esse duelo entre o tradicional e o contemporâneo. A montagem explora tensões e aproximações entre o rap e o repente, criando uma experiência estética que dialoga com diferentes públicos e contextos culturais.

‘Batalha Oroboro’ integra o projeto “Do Rap ao Repente – uma pesquisa geracional”, que também inclui oficinas, ensaios abertos para o público de escolas da Rede Estadual e outras ações culturais. A iniciativa busca valorizar a oralidade e destacar a potência da improvisação como expressão artística viva e em constante transformação.

CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO

Para a construção do espetáculo, o grupo realizou um extenso processo de pesquisa, abordando temas como cultura hip hop, tradições sertanejas, a vida e obra de Cego Aderaldo e a experiência da cegueira. O trabalho contou com a participação de artistas de diferentes gerações, incluindo um artista cego na criação, além de uma residência artística no Cariri, orientada por Dane de Jade, e acompanhamento teórico de Roberta Estrela D’alva, referência no estudo do hip hop. A trilha também traz contribuições do artista Dextape Emece.

Como parte desse percurso, em março foi realizada uma oficina gratuita de Batalha de Rima & Repente, reunindo participantes de diferentes idades em um intercâmbio entre o rap e as tradições nordestinas, reforçando o caráter formativo e coletivo do projeto.

Reconhecido por levar a arte das marionetes a diversos públicos, o Pequeno Teatro do Mundo soma seis espetáculos em seu repertório e já percorreu o país com apresentações em teatros, festivais e comunidades. Com “Batalha Oroboro”, a companhia amplia seu alcance e convida o público adulto a mergulhar em uma experiência sensível e provocadora, onde a palavra ganha corpo, ritmo e novas possibilidades de expressão.

TEATRO SEGUNDO ATO

O Teatro Segundo Ato está localizado na Rua José Domingues, 699 A, no bairro do Taboão, em Bragança Paulista. A lotação máxima é de 50 pessoas.

Não perca nada da agenda cultural de Bragança Paulista e região! Acesse nossa editoria de Eventos e fique por dentro das melhores programações.

📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter