Atibaia promove palestra sobre Parkinson nesta quarta
Nesta quarta-feira, 11, acontece o Dia da Conscientização Mundial da Doença de Parkinson e em Atibaia, para chamar a atenção para a doença a Prefeitura de Atibaia realizará uma série de atividades, entre elas, uma palestra com o tema: “Envelhecimento: o impacto da doença de Parkinson na Longevidade”.
A palestra será ministrada pelo coordenador do Idoso, Marcos Moura, no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, a partir das 9h.
A programação continua na sexta-feira, 13, a partir das 18h, no Centro de Convivência da Terceira Idade – CCTI (Praça Santo Antonio, nº 79, Alvinópolis), dessa vez com uma sessão de cinema com o filme o Último Concerto.
Já na quinta-feira, 19, às 19h30, é a vez dos jovens participantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Prof. Gulherme Pileggi Contesini assistirem à palestra “O Mundo está envelhecendo…Eu e você estamos Envelhecendo… O que é Envelhecer com Parkinson?”, a ser ministrada pelo coordenador do Idoso, Marcos Moura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mesmo tema será apresentado aos alunos do Centro Integrado de Educação Municipal (CIEM), na sexta-feia, 27, tanto para as turmas da manhã como da tarde, encerrando a programação.
O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, em 1998, e tem como objetivo esclarecer a doença e as possibilidades de tratamento para que o pacientes e suas famílias tenham uma melhor qualidade de vida. O quadro foi identificado pela primeira vez em 1817, por James Parkinson, que descreveu os principais sintomas da doença publicados no Ensaio sobre a Paralisia Agitante.
Atualmente, aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
No Brasil, estima-se que a cada 100 mil habitantes, de 100 a 200 pessoas virão a desenvolver a Doença de Parkinson, que é caracterizada basicamente por tremor de repouso, tremor nas extremidades, instabilidade postural, rigidez de articulações e lentidão nos movimentos.
Segundo a Prefeitura de Atibaia, atualmente o município conta com 80 pacientes com Parkinson, cadastrados no Programa Raimunda Moura que faz parte do Programa “Atibaia Ativa” – da Coordenadoria Especial do Idoso – e é voltado à promoção da saúde.
O objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade de vida dos parkinsonianos e de suas famílias.
O atendimento de pacientes com Parkinson de estágio 1 a 3 (a doença possui um total de cinco estágios) é realizado na Academia da Saúde do Jardim Cerejeiras. No local, eles passam por exames específicos e são acompanhados por uma equipe especializada multidisciplinar e interdisciplinar, após avaliação dos profissionais do SUS.
O tratamento na Academia da Saúde acontece às terças, quartas e quintas-feiras, às 16h. Mais informações pelo telefone 4413-4749 ou pelo e-mail [email protected] .