Coluna da Vanessa Nogueira: entre recomeços e a valorização de quem faz

*Por Vanessa Nogueira
Entre recomeços, a valorização de quem faz e o xadrez do serviço público
Olá, queridos leitores e queridas leitoras do Jornal Em Pauta!
Setembro chegou trazendo a promessa dos dias mais claros e a brisa da primavera, mas também um chamado urgente que não podemos — e não devemos — ignorar.
Setembro Amarelo: Cuidar da mente é urgente
Abrimos o mês sob a luz do Setembro Amarelo. Nunca foi tão urgente falar sobre saúde mental e acolhimento emocional. Em um cotidiano cada vez mais acelerado e com cobranças implacáveis, o sofrimento psíquico muitas vezes se esconde atrás de rotinas aparentemente normais.
Ouvir com empatia, não minimizar a dor alheia e exigir políticas públicas efetivas de apoio psicológico e psiquiátrico são deveres de toda a sociedade. Falar é a melhor escolha, mas ter quem acolha com respeito salva vidas.
Cultura é trabalho: a dor de cabeça dos editais de última hora
No cenário local, a semana foi marcada por mais um episódio desgastante na Secretaria de Cultura e Turismo: o cancelamento de mais um edital no apagar das luzes, justamente no último dia de inscrições.
Quem está de fora talvez não imagine o trabalho que é elaborar um projeto cultural. São dias e noites debruçados sobre planilhas orçamentárias, cronogramas, portfólios, certidões e justificativas conceituais.
Ver todo esse esforço suspenso ou adiado por falhas técnicas e administrativas que poderiam ter sido sanadas com antecedência é profundamente desrespeitoso.
Vale reforçar uma premissa básica: cultura só é hobby para quem usufrui; para quem produz, é profissão e sustento. Os trabalhadores da cultura bragantina geram renda, movimentam a economia criativa e colocam nossa identidade em evidência. Eles merecem rigor técnico, planejamento e, acima de tudo, respeito aos prazos e à dedicação investida.
Boas-vindas a Leonardo: o 6º secretário em menos de 2 anos
Em meio a esse turbilhão, damos as boas-vindas ao novo titular da pasta, Leonardo. Trata-se de uma pessoa capacitada, dinâmica e com competência reconhecida. Torcemos sinceramente para que ele consiga estabilizar a secretaria, reconstruir pontes com a classe artística e inaugurar um ciclo de previsibilidade e transparência para a cultura e o turismo da cidade.
No entanto, a política nos impõe um dado objetivo que não pode ser varrido para baixo do tapete: Leonardo é o sexto secretário da pasta em menos de dois anos. A alta rotatividade em cargos estratégicos compromete a continuidade das políticas públicas. A cidade e os fazedores de cultura agradecem e esperam que, desta vez, haja tempo e respaldo para trabalhar.
No tabuleiro municipal: a Cultura ganha, mas a Saúde perde
Ainda sobre as movimentações da administração pública, enquanto a cultura tenta se reencontrar, a saúde sofre um golpe preocupante.
Muitas vezes, os melhores maestros de grandes orquestras atuam em silêncio, garantindo harmonia sem precisar dos holofotes. Esse era exatamente o papel de Israel à frente do SAMU. Sua exoneração/demissão acende um sinal de alerta vermelho.
O SAMU de Bragança Paulista e região consolidou-se, ao longo dos anos, como um modelo de excelência elogiado e replicado pelo Brasil afora. Na gestão pública, a máxima esportiva é perfeita: em time que está ganhando, aprimora-se; não se desfalca. Espero genuinamente estar errada, mas abrir mão de quem estruturou e liderou um serviço tão sensível coloca em risco a eficiência de um atendimento que lida, a cada segundo, com a vida da nossa população.
Dica Cultural: o tradicional Festival da Linguiça
Para quem deseja prestigiar a melhor gastronomia bragantina e encontrar os amigos, a pedida obrigatória deste início de mês é o Festival da Linguiça de Bragança Paulista, no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta).
Além de celebrar a nossa mais famosa iguaria com dezenas de receitas exclusivas, o evento conta com atrações musicais, espaço familiar e celebra a vocação turística e gastronômica da nossa terra. Vale a pena prestigiar e valorizar os nossos produtores locais! Início dia 4 de setembro e segue até o dia 13, sempre aos finais de semana.
Dica de Viagem: Cunha (SP) e o charme da Serra da Bocaina
Se você está planejando uma escapada para recarregar as energias em setembro, o destino em alta do momento é a charmosa cidade de Cunha, no interior de São Paulo.
Famosa por seus campos de lavanda (O Lavandário e Contemplário), suas cerâmicas de alta temperatura queimadas em fornos Noborigama e suas cachoeiras deslumbrantes, Cunha é perfeita para quem busca contemplação, boa gastronomia e o clima ameno da serra. Uma viagem acolhedora para desacelerar o ritmo e respirar ar puro.
Uma excelente semana a todos, com muita saúde, consciência e arte! Nos encontramos na próxima coluna.
Vanessa Nogueira
📩 [email protected]
📱 @VanessaNogueiraBP
*Vanessa Nogueira é Bacharel em Turismo, consultora, docente, assessora regional e sua parceira na construção de uma Bragança melhor!
Para conferir as colunas anteriores da Vanessa Nogueira clique aqui.





