Postos têm filas enormes em Bragança e falta de combustível pode causar danos no seu carro
A paralisação dos caminhoneiros chega ao 10º dia e com o isto muitos motoristas ficaram com o tanque de seu veículo na reserva ou completamente sem combustível.
Todos tentaram aproveitar ao máximo o que tinham no momento, já que os postos ficaram dias sem ser abastecidos e onde há um pouco de combustível em Bragança Paulista, por exemplo, as filas são enormes.
No Posto Capivarão pela manhã, a direção informou que havia um pouco de combustível para atender a população e uma reserva para atender a Polícia Militar e Civil, Guarda Municipal,ambulâncias e veículos oficiais. A venda foi limitada a R$ 50,00 por cliente.
No Posto Du Valle, onde o combustível chegou já por duas vezes: no sábado e na terça-feira, e as filas ficaram quilométricas, o combustível acabou e o proprietário João Valle disse que tentará buscar mais combustível ainda hoje, mas que ainda não tem previsão se conseguirá ou não carregar o caminhão.
No posto Ipiranga, do Lago do Taboão, o combustível chegou pela manhã e a fila vai até o Clube Atlético Bragantino. Já no Posto Biquinha, onde também chegou gasolina pela manhãs as filas chegam até o antigo preventório.
No Posto Sabella, do Parque dos Estados a fila também está enorme e o mesmo se repete em outros postos onde tem combustível.
Dezenas de motoqueiros esperam para abastecimento no Posto Sorriso em frente ao Rodoterminal. A direção da empresa avisou que o combustível chegaria de noite pelas redes sociais e com um atraso, o combustível chegou de madrugada.
Alguns dos postos limitaram o abastecimento para atender mais pessoas, outros não.
A reportagem conversou com alguns donos de postos que relataram que com os protestos o preço do diesel já caiu nas refinarias, porém ontem há havia ocorrido um aumento do preço da gasolina e do etanol nas distribuidoras.
Hoje a Petrobras anunciou o aumento de 0,74%. Só neste mês de maio, já foram anunciadas 13 altas e 6 quedas no preço da gasolina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além das dificuldades que você já teve por causa da falta de combustível você chegou a pensar nos problemas que essa atitude pode trazer ao seu automóvel?
Segundo Roberto Ghelardini, mecânico credenciado da Menu do Carro, plataforma que conecta motoristas a negócios locais, rodar com o tanque na reserva, deixar sem nenhum combustível ou muito tempo parado, traz inúmeros prejuízos ao veículo. Confira alguns esclarecimentos e dicas:
Não deixar a gasolina acabar
O ideal é completar o tanque sempre que chegar em ¼ – em greve ou não – é importante manter essa atenção. Isso porque a bomba de combustível é lubrificada por ele e na falta pode (sim!) queimar, além de pegar as impurezas do fundo do tanque, agravando ainda mais esse fator. Quando isso acontece, só resta ao proprietário deixar o seu carro em uma oficina, o que gerará um gasto desnecessário, na faixa, de R$ 350 – um carro flex popular – mais a mão de obra.
Normalmente uma bomba de combustível dura entre 80.000 a 100.000 km, mas isso quando é realizada a manutenção preventiva, que inclui a troca do pré filtro, do filtro de linha e abastecendo com combustível de qualidade.
Abasteça sempre com combustível de qualidade
Quando o motorista abastece o seu veículo em um posto sem bandeira é roubada, pois – na maioria das vezes – o combustível não é de qualidade e, consequentemente, trará diversos problemas como, por exemplo, danificar a bomba de combustível, o bico injetor, as velas e o catalisador do motor. Em apenas 5 km rodados com o combustível adulterado, o carro começa a apresentar problemas como falha no motor, não ligar quando estiver estacionado e perder a força, exatamente porque o combustível não queima como é preciso. A longo prazo, pode até danificar o motor num todo.
Não deixe o seu veículo sem ligar por longos períodos
Você sabia que a gasolina comum tem prazo de validade quando está no tanque? Isso mesmo! Ela dura 3 meses e então vai perdendo a função de queimar corretamente. Por isso, para pessoas que viajam e ficam longos períodos fora de casa, é recomendado abastecer – tanto o tanque quanto o reservatório de partida a frio com gasolina de alta octanagem. Simplificando, para que possam entender melhor, a gasolina quando fica velha e seca forma um “verniz”, podendo danificar o sensor de nível, as sondas lambdas, travar a bomba de combustível, o solenóide de partida frio e os bicos injetores.
Mesmo longos períodos viajando, é importante deixar a chave do seu veículo com alguém de confiança para ligá-lo uma vez por semana, pelo menos, exatamente para que todo o seu sistema possa ser “alimentado” corretamente.
Curiosidades
Quando você abastece o seu carro com álcool, o filtro de combustível dura, 15.000 km, enquanto com gasolina 30.000 km. Isso porque o álcool contém uma porcentagem maior de água, o que obstrui a peça.
Quando o combustível é de qualidade e queima bem, dura mais no tanque porque o motor funciona corretamente.