Guarda de Atibaia terá Canil Municipal a partir do dia 29 de setembro
O Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública de Atibaia contará a partir do dia 29 de setembro com cães treinados que ajudarão a rastrear criminosos, farejar materiais ilegais e a salvar vidas
Na data, a Prefeitura irá inaugurar o Canil Municipal, que terá 10 animais treinados para reforçar as operações do GGI Atibaia e intensificar a segurança no município.
A inauguração do canil está programada para as 11h, na base da Guarda Civil Municipal de Atibaia que fica na Rua Adolfo André, 1.792 na Vila Rica.
O Canil da Guarda Municipal de Atibaia foi construído com a contribuição da sociedade e da administração Municipal. Os cães foram trazidos de Uberlândia-MG por meio de uma parceria entre a Prefeitura e Polícia Rodoviária Federal (PRF)
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o Canil Municipal já conta com três cães – sendo uma fêmea da raça labrador, um pastor alemão e um pastor belga de malinois – treinados em faro de entorpecentes e armas; duas pastoras de malinois (matrizes) e cinco filhotes de pastor de malinois, que serão treinados para cooperar em outras operações, como buscas e salvamentos.
É importante que os animais sejam treinados para diversas operações para que possam auxiliar todas as forças policiais do GGI – Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal – sempre com o apoio dos condutores da Guarda. As principais tarefas dos cães policiais serão ajudar a rastrear criminosos, farejar materiais ilegais e salvar vidas.
Em Bragança Paulista, a Guarda Municipal conta com canil desde 2006, atuando em conjunto com as forças de segurança no combate à criminalidade. Atualmente, assim como toda a corporação o Grupo de Operação com Câes, aguarda investimentos.