Jesus Chedid anuncia 2.000 moradias para antiga Austin

Faltando pouco menos de um ano para o término de seu mandato, o prefeito de Bragança Paulista, Jesus Chedid, faz novas promessas e dá novas esperanças para aqueles que buscam o sonho da casa própria. Na terça-feira, 7, ele anunciou a construção de 2.000 moradias para antiga Austin.

Todavia, Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo parece baterem cabeça com relação ao tema.

Durante entrevista a TV Vanguarda nesta terça-feira, 7, o prefeito Jesus Chedid, afirmou que “estamos em parceria com o Governo do Estado, na antiga fábrica da Austin, onde vamos construir mais de 2.000 moradias… o projeto já está na mão do Governo Dória, do vice-governador Rodrigo Garcia”.

Onde as casas serão construídas?

A posse deste terreno é uma questão polêmica, que se arrasta há anos. Por isto, a reportagem do Jornal Bragança Em Pauta entrou em contato tanto com a Divisão de Imprensa da Prefeitura de Bragança Paulista, quanto com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Habitação.

Enquanto a Prefeitura local afirmou já ter posse do terreno, a Secretaria Estadual disse o contrário e que este ainda pertence ao Governo do Estado.  O local que durante anos foi invadido por populares e habitado irregularmente só foi desocupado na gestão de Fernão Dias. A desocupação ocorreu quando Fernão Dias  construiu moradias populares para os moradores na região do Henedina Cortez.

Já sobre qual programa viabilizará as duas mil moradias, a Prefeitura disse que será uma PPP (Parceria Público-Privada) entre Prefeitura, Governo do Estado, Caixa Econômica Federal, Iniciativa Privada, bem como o Programa Nossa Casa. E que o edital será publicado pelo Governo do Estado.

Sobre a mesma questão, a Secretaria Estadual de Habitação afirmou apenas que “está realizando estudos preliminares em terreno indicado pela Prefeitura”.

Leia também: Bragança Paulista fica de fora da primeira fase do programa Nossa Casa.

Nenhum dos órgãos informou à reportagem previsão de início das obras, previsão de investimentos e quando serão abertas inscrições populares para estas moradias.

Promessa se renova em ano eleitoral

Durante a última campanha eleitoral, Jesus Chedid afirmou em palanque que: “nós vamos fazer mais de três mil moradias”.

Questionado no programa Em Pauta Entrevista, de 30 agosto de 2019, se aquela havia sido uma promessa eleitoreira, o prefeito afirmou que não: “Eu não precisava disto, eu tinha as pesquisas na mão, podia nem falar de casa”.

Justificou ainda que não esperava as mudanças no programa Minha Casa Minha Vida. Também disse que a falta do Plano Diretor, impedia o mapeamento das regiões que seriam construídas estas moradias. Por isto, não era possível fazer o projeto habitacional.

No mês passado, entretanto, a revisão do Plano Diretor foi aprovada na Câmara Municipal e ainda aguarda promulgação do Executivo.

A reportagem do Bragança Em Pauta ainda entrou em contato com a assessoria do vice-governador, Rodrigo Garcia, para confirmar se ele está cuidando do pleito, como indicou Jesus Chedid. Sua assessoria informou que as perguntas são de responsabilidade da Secretaria de Habitação.

Moradias já concluídas

Já que as 3.000 moradias prometidas em 2016 e as 2.000 prometidas agora em 2020 ainda estão longe de se tornar realidade, um Conjunto Habitacional que está praticamente pronto para ser entregue é o Bragança J. Ele foi construído em parceria pelas entidades habitacionais Acohab e Raios de Sol.

Segundo Bruno Leme, da Acohab, aliás, as 168 famílias contempladas aguardam o Habite-se, que ainda não foi expedido pela Prefeitura de Bragança. O empreendimento já foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros e pela Receita Federal. “Só dependemos do Habite-se para a entrega. Temos encontrado dificuldades na obtenção deste documento. Hoje mesmo oficiamos novamente o prefeito”, afirmou Bruno Leme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *