A Prefeitura de Atibaia divulgou na tarde deste domingo, um plano de contingência para evitar o contágio pelo novo Coronavírus na cidade. Entre as medidas adotadas estão: suspensão de aulas e eventos e ampliação de atendimentos nos postos de saúde. Além disso, haverá o fechamento das repartições públicas para atendimento ao público.
As decisões foram anunciadas após reunião extraordinária realizada no Fórum Cidadania. A reunião contou com a presença do prefeito Saulo Pedroso, do vice-prefeito Emil Ono, secretários e coordenadores.
Aulas suspensas a partir do dia 23
A partir do dia 23, as aulas da rede municipal (creches, educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos) estarão suspensas até nova determinação.
Para que pais e responsáveis tenham tempo hábil de organizar entre os dias 16 e 20, haverá orientação de prevenção aos pais e alunos. Não serão contabilizadas faltas aos alunos cujos pais optem por deixá-los em casa. A Prefeitura recomenda que alunos que frequentarem as aulas evitem contato com idosos.
Ampliação de atendimento
A Prefeitura de Atibaia, determinou ainda que a partir de quarta-feira, 18, os postos de saúde do Centro e do Cerejeiras (unidade Pedro Maturana), funcionem 24 horas. Das 7h às 16h o atendimento é normal e das 16h às 7h exclusivamente para sintomas de Coronavírus.
Já, as unidades de saúde do bairro do Portão e do bairro do Tanque, atenderão após o expediente normal, até a 1h da manhã, somente casos relacionados aos sintomas do COVID-19.
A Prefeitura de Atibaia ressalta que a Santa Casa e UPA serão referência para casos que apresentarem gravidade. Nos dias 16 e 17, os profissionais da saúde vão participar de capacitação para atendimento específico para o Coronavírus.
A Prefeitura de Atibaia está efetuando a locação de mais 20 equipamentos respiradores, para possível necessidade. A convocação de mais médicos aprovados no último concurso já foi realizada. Além disso está autorizada a contratação emergencial de médicos em substituição temporária para suprir a demanda.
Também serão chamados outros profissionais da área da saúde, como enfermeiros e técnicos em enfermagem.
Até dia 7 de abril, mais seis médicos disponibilizados pelo governo federal, por meio do programa Médicos pelo Brasil devem assumir suas funções em Atibaia.
A Prefeitura de Atibaia lembra que somente o médico pode decidir sobre a coleta de material a ser enviado para o Instituto Adolfo Lutz para análise.
Atendimento ao Público
Outra recomendação de suma importância é que a população que utiliza os serviços de atendimento público oferecidos pela Prefeitura não se desloquem até as repartições públicas. O recomendado, aliás, é que utilizem o sistema Atibaia Sem Papel, acessando o site oficial.
Informações sobre IPTU, SAAE, PAT, e demais serviços locados no prédio do FACILITA, entre outros, deverão ser acessados por meio do Atibaia Sem Papel.
Repartições públicas da Prefeitura, Facilita, PAT, Gabinete e SAAE, portanto, não farão atendimento ao público a partir desta segunda, 16. Os funcionários, no entanto, trabalharão normalmente, internamente.
Eventos cancelados
A partir desta segunda-feira, 16, os equipamentos públicos de lazer e entretenimento estarão fechados, entre eles, Centro de Convenções Victor Brecheret, Casa da Cultura Jandira Massoni, Centro Cultural André Carneiro, Parque Edmundo Zanoni, bibliotecas, ginásios de esportes e piscinas públicas.
Além disso, todos os eventos que estavam programados para os locais citados estão cancelados até nova determinação, incluindo a Dobrada Cultural e atividades do Mês da Mulher. As feiras livres, noturnas, de artesanato e do produtor também estão suspensas até segunda ordem.
Como empresas e comércios devem agir?
Empresas, indústrias, comércios, agências bancárias, lotéricas, universidades, escolas particulares e demais órgãos da iniciativa privada, que realizam atendimento ao público, devem observar as recomendações gerais e criar seu próprio plano para o combate ao COVID-19.
A orientação para atividades religiosas, aliás, é que sejam realizadas via transmissão online, sem a presença de público.
A Prefeitura da Estância de Atibaia vai publicar decreto regulamentando todas as decisões, e destaca, ainda, que o plano de contingência entra em vigor por tempo indeterminado.