ANVISA aprova medicamento a base de cannabis
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento específico Mevatyl®, um canabinoides obtido a partir da Cannabis sativa, na forma farmacêutica solução oral, ou seja spray.
Este é o primeiro medicamento registrado no país à base de Cannabis Sativa e a aprovação gera polêmica pois é das folhas secas da substância Cannabis, que é produzida a maconha.
O medicamento Mevatyl® já é registrado em outros 28 países com o nome comercial Sativex®, entre eles Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Suíça e Israel e é indicado para o tratamento sintomático da espasticidade moderada a grave relacionada à esclerose múltipla.
O medicamento é destinado a pacientes adultos não responsivos a outros medicamentos antiespásticos e que demonstram melhoria clinicamente significativa dos sintomas relacionados à espasticidade durante um período inicial de tratamento com o Mevatyl®.
Mevatyl® não é indicado para o tratamento de epilepsia, pois pode causar agravamento de crises epiléticas. Também não é recomendado para uso em crianças e adolescentes com menos de 18 anos.
Ainda segundo a ANVISA, a ocorrência de dependência com o seu uso é improvável, porém, o medicamento será comercializado com tarja preta em sua rotulagem e a sua dispensação ficará sujeita a prescrição médica por meio de notificação de receita.