Lavapés passa por mudanças viárias e árvores são cortadas
O bairro do Lavapés passará por mudanças viárias segundo o divulgado pela Prefeitura de Bragança Paulista. Com o fim das obras de recuperação da rotatória da Praça Chico Major, no Lavapés, será implantado um projeto viário feito pela empresa Consenge Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda.
Para que a obra seja realizada, a Prefeitura informou que realizou o corte de 13 árvores, sendo 9 exóticas e 4 nativas como Ficus (Ficus Benjamina) e Sibipirunas (Cenostigma Pluviosum). Por causa do corte destas árvores segundo a Prefeitura serão plantadas 69 mudas de árvores nativas no Parque Municipal Refúgio das Aves, no Jardim América, região de relevante interesse ecológico, por ser uma área de preservação permanente.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já iniciou o preparo da área para a realização do plantio compensatório, que deve ter início na próxima semana. As mudas selecionadas serão preferencialmente frutíferas, visando favorecer as aves e outros animais que frequentam o Parque Municipal constantemente.
As alterações viárias
Em nota, a Prefeitura informou que umas das mudanças que ocorrerá no local será o alargamento de um trecho da Rua Dona Carolina, que passará a ter três faixas em um único sentido de circulação, ligando a via até a Avenida dos Imigrantes.
Além disso, a rotatória existente na altura da Casa Verde será realocada e terá uma nova dimensão. A ideia da Secretaria de Mobilidade Urbana é que isto favoreça o fluxo viário e diminua focos de congestionamento, aumentando a vazão do tráfego oriundo das avenidas Coronel João Leme e São Lourenço.
A Prefeitura informa ainda que a iniciativa visa fundamentalmente beneficiar a população bragantina, objetivando reorganizar e melhor distribuir o fluxo de veículos, pois a região concentra grande movimento por estar numa região central.
Além da nova configuração no trânsito, a obra ainda contempla a adequação do sistema de captação pluvial e drenagem com diâmetros compatíveis com os cálculos pluviométricos atuais, pois as bocas de lobo existentes no local estão saturadas.
Finalização das obras
Quanto as obras emergenciais de canalização, a Prefeitura informou que no decorrer dos últimos dias começou instalar as últimas peças de aduelas na área, ligando-as com a canalização existente na altura das Lojas Cem.
Após a instalação das aduelas, o local passará por ajustes finais e será preparado para o recapeamento, para na sequência normalizar o fluxo de veículos e pedestres, que se utilizam das vias comprometidas diariamente. As aduelas de concreto têm como finalidade a adequação das dimensões da nova canalização, suportando maior vazão de água e evitando que enchentes aconteçam no local.
Quer receber notícias de Bragança Paulista, Atibaia e região pelo celular? Acesse: https://chat.whatsapp.com/CxVBfj7gj2X0nPqzfJbP1v