Fiscalização fecha o supermercado União do Matadouro até segunda
Na tarde deste sábado, 30, um estabelecimento comercial de grande porte foi lacrado pela fiscalização da Prefeitura, supostamente por descumprir as exigências com relação à pandemia de COVID-19.
Trata-se do Supermercados União, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Matadouro, proximidades do Rodoterminal.
Pelo facebook, a Prefeitura divulgou que a Vigilância Sanitária interditou o supermercado por descumprimento ao decreto municipal. “Reportada a denúncia, a equipe da Vigilância Sanitária ao chegar no local constatou número excessivo ao permitido dentro do estabelecimento, além de presenciar grandes filas, que não respeitavam o distanciamento necessário de 2 metros”.
A Prefeitura disse ainda que o supermercado já havia sido notificado anteriormente.
O estabelecimento foi interditado até a próxima segunda-feira, 1 de junho. Em caso de novo descumprimento, cumulativamente serão aplicados, penalidades de multas, interdição total das atividades e cassação de alvará de localização de funcionamento, bem como todas aquelas previstas na legislação local e correlatas.
O Em Pauta tentou contato com o Secretaria de Comunicação, Secretaria de Segurança e Defesa Civil (que tem apoiado a Fiscalização) e também com a Secretaria Especial de Gabinete, para saber os motivos da interdição, todavia, as ligações não foram atendidas e as mensagens respondidas por nenhum dos membros da Prefeitura, até o fechamento desta reportagem.
Já o proprietário do supermercado, Djalma Fornari, chegou a atender a ligação, mas desligou após o jornalista se identificar.A assessoria de comunicação do União também foi contatada, mas sem êxito.
OUTRO LADO
Por volta das 19h30 de sábado, o proprietário do Supermercado União Djalma Fornari entrou em contato com a redação do Em Pauta, para prestar esclarecimentos.
Conforme informado por ele, as cinco lojas em Bragança Paulista estão tentando trabalhar dentro das normas de segurança. “Só de funcionários, são quase 80 funcionários dentro da loja”, disse.
Perguntado sobre a informação que haveria aglomeração no estabelecimento, Djalma informou que “Pode ser que aconteça aglomeração dentro do caixa, gera volume”, mas ressaltou que os funcionários tem orientado os clientes sobre o distanciamento recomendado de 2 metros.
Com relação ao controle de acesso na porta, para que não haja número excessivo de clientes, o representante do União informou ao Em Pauta que a loja tem 2.100 metros quadrados e tem permitido a entrada de no máximo 50 clientes por vez.
Segundo ele, sua gerente relatou que na hora da fiscalização da Prefeitura não haviam mais do que 40 clientes na loja e já haveria uma ordem para fechamento do estabelecimento.
Por fim, com relação ao número de caixas em funcionamento o União relatou estar operando com 10 caixas, que é o máximo possível, dentro do distanciamento entre eles.
INFORME-SE
Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/
Quer receber notícias pelo celular acesse: https://chat.whatsapp.com/EGKvaEp41fQ5OhAEyLUA2u