Bragança Paulista deu início na segunda-feira, 2, a flexibilização do comércio. Uma das preocupações das autoridades é que com isto, haja mais movimentação de pessoas, principalmente no centro da cidade e com isto, a velocidade da transmissão do coronavírus aumente. Na oportunidade, segundo dados do governo do Estado, o município registrou 42% de isolamento social.
Esta e uma das taxas mais baixas de isolamento registradas desde o início da quarenta. Vale lembrar, no entanto, que na quarta e na sexta-feira da semana passada, o comércio não essencial não podia abrir e mesmo assim o índice registrado foi o mesmo: 42%.
A Guarda Municipal e fiscais da Prefeitura realizaram uma operação na Zona Vermelha onde há um rodízio do que pode ou não abrir. Ontem, além dos comércios essenciais como farmácias, postos de combustível e supermercados podiam abrir também: floriculturas, lojas de informática eletrônicos, bem como demais setores.
Na oportunidade, foram orientadas e fechadas lojas de sapato, departamento, roupas íntimas e meias. Apesar da grande movimentação de pessoas circulando pelo centro, o Em Pauta cosntatou que parte não estava fazendo compras.
Maioria estava em filas de bancos e lotéricas. Algumas lojas de perfumaria, brinquedos e celular tinham fila fora do estabelecimento.
Conforme dados da Prefeitura no primeiro dia da flexibilização, a Vigilância Sanitária realizou sete notificações e os fiscais 19.
Casos de COVID-19
Atualmente Bragança Paulista tem 225 casos de COVID-19. No dia anterior eram 221 casos. Os novos pacientes positivos são três homens, sendo um de 30 anos e dois de 39 anos. Uma é mulher e tem 51 anos. Todos estão em isolamento domiciliar.
Já o número de pessoas internadas nos hospitais já com resultado positivo para COVID-19, bem como com suspeita da doença caiu, se comparado com o dia anterior.
Na sexta-feira eram 16 internados no total. No sábado este número subiu para 23, na segunda-feira, 1º, eram 29 internados e agora são 25. Destes, há 6 pacientes positivos para COVID-19, internados, além de 19 aguardando resultados de exames.
De acordo com o novo balanço da Secretaria Municipal de Saúde mais 8 casos foram registrados e notificados ao Ministério da Saúde. Ou seja, as notificações também subiram de 494 no dia anterior para 501. A idade dos pacientes varia de 15 a 75 anos.
Com isto, no total até agora foram notificados 501 casos, sendo 224 descartados e 225 confirmados, sendo que destes 12 pessoas morreram. Ainda são aguardados resultados de 52 exames, sendo que destes, 19 pacientes estão internados e um morreu.
Já o número de recuperados que era de 132 no dia anterior saltou para 142.
PERFIL DOS CASOS
Dos 225 pacientes positivos, aliás, 117 são mulheres. Além disso, 108 são homens.
A maioria das mulheres com COVID-19 tem 31 a 40 anos. Já entre os homens, a faixa etária mais atingida, é de 41 a 50 anos.
Onze pacientes são crianças e têm menos de 10 anos. Além disso, 12 pacientes tem entre 13 e 20 anos. Já entre os idosos, com 60 anos ou mais, testaram positivo para COVID-19, um total de 36 pessoas, sendo que 8 morreram.
As outras quatro pessoas que morreram, totalizando 12 mortes confirmadas por COVID-19, tinham 60 anos ou menos. Todos os 12, segundo a Prefeitura de Bragança Paulista, tinham outras comorbidades.
Confira gráficos com pacientes positivos por sexo e idade, número de internados e outras informações acessando aqui:
https://bragancaempauta.com.br/coronavirus-braganca-paulista/INFORME-SE
Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/
Quer receber notícias pelo celular acesse: https://chat.whatsapp.com/EGKvaEp41fQ5OhAEyLUA2u