Conheça os cuidados necessários para proteger os idosos na pandemia
A Dra. Joyce Caseiro, idealizadora da Rede de Residenciais Sênior Terça da Serra, conta em detalhes todas as medidas tomadas para combater o coronavírus em seus residenciais.
Os idosos estão classificados como grupo de risco para o COVID-19, com letalidade de 14,8% segundo os dados mais recentes. Para proteger os mais velhos é necessário cuidado redobrado tanto para aqueles que estão em seus lares quanto para os hospedados em residenciais ou casas de repouso.
A médica geriatra Dra. Joyce Caseiro que encabeçou a criação de um extenso protocolo de prevenção contra o coronavírus em sua rede de residenciais sênior.
Proteção em casa
Sobre as medidas que os familiares podem tomar para proteger os mais velhos no ambiente familiar, explicou que como evitar que o coronavírus entre dentro da casa em que o idoso mora. “A primeira coisa que precisamos ter consciência é que esse idoso deve estar em isolamento social evitando contato físico com outros membros da família, principalmente as crianças que têm grandes chances de serem assintomáticas”, explicou.
“O segundo passo fica a cargo dos familiares que precisam sair de casa. Usem sempre a máscara, higienize as compras e as mãos com água e sabão e troque as roupas assim que chegarem”, complementou.
Protocolos seguros
Perguntada, sobre as medidas de prevenção em locais como o residencial sênior, com público somente de idosos, a médica geriatra falou sobre as ações criadas pelo Terças da Serra: “Na nossa rede criamos protocolos que atacam a entrada do vírus em quatro frentes diferentes. A primeira é evitar visitas dos familiares pois, como já sabemos, muitas pessoas podem ser assintomáticas. Nós disponibilizamos para cada familiar a possibilidade de chamadas por vídeo, ligações e envio de fotos. A segunda frente é em relação à saída do idoso. O hóspede está proibido de sair do residencial a não que seja algo de extrema emergência. Por isso todas as atividades externas como idas para parques e passeios foram canceladas. A terceira frente de combate é em relação à higienização. Triplicamos a quantidade de limpezas terminais dentro do residencial e protocolamos o uso do hipoclorito 1% três vezes ao dia na lavagem de chão, paredes e banheiros. Nas bancadas, superfícies e poltronas usamos o álcool 70% para realizar a higienização também três vezes ao dia. Por fim, a quarta frente é em relação aos colaboradores. Eles trocam de roupas e sapatos assim que chegam ao local, fazem a higienização das mãos com água e sabão até os cotovelos, vestem máscara e avental descartável. Antes do contato com qualquer idoso higienizam as mãos com álcool em gel e só assim poderão ir para dentro do residencial dar suporte aos hóspedes”, explicou detalhadamente.
Planejamento
Dra. Joyce, do Terça da Serra, explicou que planejamento é essencial. “Nós encabeçamos a criação de um protocolo muito antes de estourar a pandemia pois a muito tempo já estávamos antenados nos acontecimentos do COVID-19 nos outros países. Quando os estudos sobre os assintomáticos saíram iniciamos rapidamente o isolamento dos nossos hóspedes para evitar ao máximo que colaboradores e familiares pudessem passar o vírus para os idosos. Isso nos permitiu amadurecer as ações tomadas e a treinar com mais eficiências os colaboradores”, relatou.
Por fim, a médica deixa um conselho as famílias que tem um idoso dentro de casa: “Primeiramente, cuide muito desse idoso. Faça todas as medidas de segurança possíveis. Explique para ele sobre como se prevenir e o porquê de tudo isso estar sendo feito. Por último, se você não tiver certeza que vai conseguir mantê-lo seguro leve-o para um local que esteja fazendo todos os protocolos de limpeza para que ele tenha uma chance bem baixa de ter contato com o vírus”, finalizou.
TERÇA DA SERRA BRAGANÇA
Uma unidade do Residencial Sênior Terça da Serra já funciona em Bragança Paulista.
Com localização privilegiada, na avenida Antônio Pires Pimentel, em frente ao Paço Municipal, seus ambientes amplos e arejados dão a cada muito conforto e sensação de bem-estar.
Oferecendo cuido multiprofissional, atividades de reabilitação e estimulação para o corpo e a mente, monitoramento e cuidador 24 horas, o local conta com quartos triplos, duplos e unitários.
Em sua rotina está incluso atividades como fisioterapia, terapia ocupacional, musicoterapia e dinâmicas em grupo.
Oferecendo o que há de melhor em serviços de hospedagem, cuidados de alto padrão e atendimento personalizado.
Interessados em conhecer a Unidade Bragança Paulista da Terça da Serra Sênior, podem entrar em contato pelo telefone (11) 2473-8980 ou fazer uma visita ao local, na Avenida Antônio Pires Pimentel, número 2046, bem em frente à Prefeitura.
INFORME-SE
Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/
Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta